No ano passado, 62% também não realizaram exames. Foto: Divulgação
Diagnóstico precoce. A indicação e tomada de decisões sobre o tratamento do câncer de mama depende disso para ter mais chances de cura. Mas a pandemia fez com que muitas mulheres deixassem esse cuidado de lado.
47% das brasileiras não procuraram o médico para fazer acompanhamento preventivo este ano. No ano passado, 62% também não realizaram exames. É o que indica um levantamento feito por um instituto de pesquisa privado a pedido da farmacêutica Pfizer divulgado nesta terça-feira.
Os números mostram que, aos poucos, as pacientes estão voltando aos consultórios. A psico-oncologista e presidente da organização não-governamental Oncoguia, Luciana Holtz, ressalta que é fundamental buscar esse atendimento mesmo no cenário atual.
De acordo com a pesquisa, ainda falta clareza sobre o autoexame. 21% das mulheres responderam que não sabiam que o procedimento só identifica tumores com mais de dois centímetros, o que pode apontar que o câncer está em um nível avançado. E o diagnóstico tardio dificulta o tratamento. Por isso, é preciso procurar um médico, fazer os exames e retornar com os resultados.
A pesquisa foi realizada com 1.400 mulheres, a partir de 20 anos, da capital de São Paulo e das regiões metropolitanas de Belém, Brasília, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.
A Polícia Civil indiciou, nesta quinta-feira, o advogado Daniel Nardon por falsificação de documento particular,…
Desligamento está programado para ocorrer neste sábado (17), no interior do município
Evento, que ocorre nos dias 14 e 15 de junho, contará com entrada gratuita e…
Loja agora conta com lounge para descanso, totem kids e área de maquiagem ainda mais…
Político defende mais representatividade para a região sul do Estado
De acordo com Caron, situações em que se perceber suspeita de violência doméstica durante o…
This website uses cookies.