Reportagem especial – Bira Costa
Na última semana três canoístas tapensesconseguiram concretizar um feito histórico, que exigiu coragem, arrojo e preparo, nas águas da Lagoa dos Patos. Rolo Berger, Micael Dias e “Cigano”, partiram em direção à laguna de fora e, chegaram junto ao Navio Oceanográfico “Almirante Álvaro Alberto”, que naufragou nas doces águas, em 1992, resultado de um incêndio que atingiu sem piedade a praça de máquinas, a 25 MN do farol de Itapuã, quando retornava, após uma operação de levantamentos marítimos entre as costas de São Paulo e Rio Grande do Sul.
A embarcação pertencia a Marinha Brasileira tem uma história bonita e que, de lá para cá se tornou bastante conhecida de todos os navegadores que, por este ponto da laguna cruzam ligando os pontos entre os Portos de Porto Alegre e de Rio Grande.
Os três tapenses, imbuídos do espírito aventureiro dos canoístas tripularam seus caiaques e remaram para esta destemida descoberta que, segundo o grupo, somente havia sido atingido por outros dois canoístas da Capital.
Para esta aventura, o tempo na laguna ajudou, sobremaneira. As águas estavam calmas, mas com leve mudança, após cruzarem a costa que divide as lagoas, da parte interna da externa, onde se encontra a embarcação.
Segundo documentos relativos ao navio Almirante Álvaro Alberto, que consta no site Popa.com.br, a embarcação “naufragou bem na rota comercial e foi rebocado, arrastado pelo fundo, para a atual posição alguns meses depois, para melhorar a segurança do tráfego na região”.
Triângulo das Bermudas de Tapes
Hoje o navio Almirante Álvaro Alberto possuiu segundo os navegadores, duas posições, ou, melhor coordenadas: “Conforme o item 66 da Relação de Bóias do Rio Guaíba e da Lagoa dos Patos, as coordenadas da bóia de sinalização do naufrágio do “Álvaro Alberto” são: S30°47,25′ W51°10,38′. Conforme uma lista de waypoints do Clube Náutico Tapense, as coordenadas do navio afundado Álvaro Alberto são: S30°47,400′ W51°10,613′.”
Segundo o canoísta Micael Dias, que percorreu cerca de duas horas de remo com seus amigos aproximadamente dez quilômetros, da praia de fora como é comumente conhecido, até o Navio esta expedição teve de ser bem elaborada.
“Esta foi uma expedição muito estudada porque a região onde está o navio naufragado é conhecida pelos marinheiros como o Triângulo das Bermudas da Lagoa dos Patos, devido a ser a parte mais extensa da lagoa, da profundidade e dos fortes ventos. Essa foi uma operação de alto risco”, descreveu em seu relato nas redes sociais onde postou também algumas belas imagens.
Para Rolo Berger, a expedição realmente exigiu cuidados e experiência de navegação, pois, todos levaram equipamentos de socorro e mantimentos, para alguma eventualidade na água.
“Fomos os únicos tapenses a ir neste navio de caiaque, antes tinham ido semente outros dois de Porto Alegre. Por ser longe da costa e envolvendo muito perigo, tivemos de tomar precauções”, descreve emocionado.
Clique aqui e descubra um pouco mais sobre o Navio Almirante Álvaro Alberto.
“O Navio Oceanográfico “Almirante Álvaro Alberto” – H 43, foi o primeiro navio da Marinha Brasileira a ter essa denominação. Antes de ser adquirido, em fevereiro de 1987, por US$ 3 milhões, chamava-se Grant Mariner, e inicialmente Polar 901. Foi construido por um estaleiro de Port Arthur, Texas, como rebocador de apoio a plataformas marítimas. Foi incorporado a MB em 6 de junho de 1988 após ter sido adequado pelo Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro. Media 66,15 m de comprimento, 13,42 m de boca e 4,74 m de calado. Deslocava 363 ton e era impulsionado por dois motores de 12 cilindros, acoplados a um eixo unico, totalizando 4800 Bhp. Tinha a velocidade maxima de 14 kts e abrigava até 57 tripulantes. Soçobrou no dia 16 de dezembro de 1992, as 15:30 hs, devido a um incêndio que se iniciou na praça de máquinas, a 25 MN do farol de Itapuã, quando retornava, após uma operação de levantamentos marítimos entre as costas de São Paulo e Rio Grande do Sul.
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.