Casamento Coletivo oficializa união de 43 casais em Pelotas

Na noite desta sexta-feira (12), a Prefeitura de Pelotas, em parceria com o projeto Ronda da Cidadania, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), realizou a 29ª edição do Casamento Coletivo, no Theatro Guarany. A iniciativa, que contempla cônjuges de diversas faixas etárias, contou com 43 casais inscritos para a edição de 2024.

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o evento e destacou o trabalho das equipes da Secretaria de Assistência Social (SAS) pela organização da cerimônia:

Publicidade

“Eu quis, pessoalmente, dar um abraço e desejar muitas felicidades a estes casais. A gente sempre fica muito feliz e emocionado em poder proporcionar uma noite tão bonita, de emoção, felicidade e amor. Destaco aqui o belo trabalho das nossas equipes que fazem, a cada ano que passa, o melhor possível para oferecer uma cerimônia à altura daquilo que os casais merecem”, destacou a chefe do Executivo.

Ao todo, a 29ª edição do Casamento Coletivo teve um total de 72 casais inscritos. Porém, em razão das enchentes que atingiram o município e da necessidade de reconstrução de algumas residências, o número caiu para 43. Essa redução não foi capaz de ofuscar o brilho da cerimônia.

Vestida de noiva e com o buquê em mãos, dona Lúcia Helena, de 57 anos, conheceu o Casamento Coletivo no ano passado, por meio de um familiar, e resolveu, em 2024, oficializar sua união de mais de 30 anos:

“A emoção hoje é muito grande, é um sonho realizado. A gente já tá junto há 34 anos. No ano passado conhecemos a iniciativa, convidei meu companheiro, ele aceitou e agora nós vamos casar. A gente fica muito feliz com a oportunidade”, afirmou Lúcia.

Ao longo dos 25 anos de projeto Ronda da Cidadania, mais de mil casais já participaram do Casamento Coletivo. Para o coordenador do projeto e juiz do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, a iniciativa representa um fortalecimento da estrutura familiar:

“Essa é uma parceria que tem dado muito certo, onde o Poder Judiciário entra com a oficialização e confecção dos documentos, e a Prefeitura com a organização do evento, que a cada ano tem se tornado mais bonito”, frisou Cabral.

O secretário de Assistência Social (SAS), Tiago Bündchen, também reforça o objetivo da ação:

“A gente fica muito feliz de ter todo mundo aqui mais uma vez. Essa é a segunda vez que a gente realiza o Casamento Coletivo aqui no Theatro Guarany. Nós da Secretaria de Assistência Social, que trabalhamos diariamente com famílias, sabemos o quanto essa iniciativa pode fortalecer o vínculo familiar”, destacou o gestor.

Para a realização do Casamento Coletivo, a Prefeitura contou com o apoio e presença na cerimônia de quatro cartórios – Fragata, Dunas, Marcílio Dias e 2° Zona. Dezenas de parceiros do município auxiliaram na realização do evento e cederam gratuitamente os cortes de cabelo, penteados, esmaltação de unhas das noivas, fotografias, decoração, apresentação musical e muito mais.

Confira imagens da 29ª edição do casamento coletivo

Foto: Reprodução/Gustavo Vara
Foto: Reprodução/Gustavo Vara
Foto: Reprodução/Gustavo Vara
Foto: Reprodução/Gustavo Vara
Foto: Reprodução/Gustavo Vara
Foto: Reprodução/Gustavo Vara
Foto: Reprodução/Gustavo Vara
Foto: Reprodução/Gustavo Vara

 

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

7 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

12 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

13 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

15 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

15 horas ago

This website uses cookies.