Categories: Sem categoria

Caso Kiss: mais dois réus condenados são encaminhados para prisão

Os dois sócios da boate Kiss, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffman foram encaminhados, na tarde desta terça-feira (3), à Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan). Eles haviam se apresentado na Polícia Civil após decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restabeleceu a condenação pelo incêndio que matou 242 pessoas em Santa Maria.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Em sua decisão, o magistrado considerou que as nulidades apontadas pelos advogados e acolhidas pelo Tribunal de Justiça e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) não foram apresentadas no momento processual correto.

Segundo Toffoli, no entendimento do STF, durante o procedimento do júri, as alegações devem ser apresentadas de maneira imediata, na própria sessão de julgamento, conforme o Código de Processo Penal (CPP). Para Toffoli, isso não aconteceu.

Entre as questões levantadas pelos advogados dos réus estavam a inobservância da sistemática legal no sorteio dos jurados, a realização de uma reunião reservada entre o juiz presidente do Tribunal do Júri e os jurados e o formato das perguntas a serem respondidas por eles.

Conforme Toffoli, as decisões anteriores sobre a questão violaram o preceito constitucional da soberania das decisões do Tribunal do Júri ao reconhecerem nulidades inexistentes e apresentadas fora do momento processual correto. A decisão determina, ainda, que o TJ-RS prossiga o julgamento das demais questões levantadas nos recursos de apelação dos réus.

O vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, está no presídio de São Vicente do Sul, na Região Central. Ele foi condenado a 18 anos de prisão por homicídio simples com dolo eventual.

Já o auxiliar da banda, Luciano Bonilha Leão, se apresentou em uma delegacia de Santa Maria e foi encaminhado para a Penitenciária Estadual da cidade. Ele foi condenado a 18 anos de prisão por homicídio simples com dolo eventual

Spohr foi condenado a 22 anos e seis meses de prisão por homicídio simples com dolo eventual. Hoffmann recebeu pena de 19 anos e seis meses de prisão por homicídio simples com dolo eventual.

O Caso Kiss e o imbróglio jurídico

O júri realizado em dezembro de 2021 condenou os quatro réus pelo incêndio. No entanto, o Tribunal de Justiça (TJ) anulou o julgamento, em agosto de 2022, alegando irregularidades na escolha dos jurados, reunião entre o juiz presidente do júri e os jurados, ilegalidades nos quesitos elaborados e suposta mudança da acusação na réplica, o que não é permitido (entenda o que motivou a anulação).

Em setembro de 2023, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a anulação do júri. O caso foi para o Supremo Tribunal Federal STF. Em maio de 2024, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal o restabelecimento da condenação dos réus. Até então, os quatro aguardavam a definição em liberdade.

Na decisão desta segunda, Toffoli derrubou as nulidades do julgamento, afirmando que “implicar a anulação da sessão do Júri, viola diretamente a soberania do Júri”.

O que dizem as defesas do Caso Kiss

Defesa de Elissandro Callegaro Spohr:

“A defesa de Elissandro Spohr recebe com surpresa a decisão do ministro Toffoli, mas com toda serenidade vai buscar acesso ao que foi decidido e tomar as medidas cabíveis. Nesse momento, Elissandro Spohr já está à disposição do Ministério Público, sendo conduzido até a Polícia Civil, onde passará pelos exames e pela burocracia atinente ao cumprimento do mandado de prisão, para depois ser conduzido ao NUGESP, Núcleo de Gestão do Sistema Penitenciário, onde será realizada a audiência de custódia e, posteriormente, determinada a casa prisional para onde ele será conduzido. Quanto aos próximos passos, a defesa ainda fará um estudo do julgado, do que foi decidido, para tomar as medidas cabíveis.”

Defesa de Mauro Londero Hoffmann:

“Recebemos a informação, mas infelizmente, a decisão tramitou de forma sigilosa às defesas e silenciosa. Tínhamos reunião agendada com a assessoria do Ministro para semana que vem, e fomos tomados de surpresa por uma decisão que ainda não sabemos o teor. Lamentamos que a Suprema Corte dê este exemplo de julgamento antidemocrático, especialmente quando a constitucionalidade do tema está por ser decidida de forma colegiada. De resto, a decisão será cumprida de forma integral e discutida nas esferas competentes.”

Defesa de Marcelo de Jesus dos Santos:

“Referente ao processo da Boate Kiss, a defesa de Marcelo de Jesus dos Santos informa que recebeu a notícia da prisão e lamenta que a decisão tenha tramitado de forma sigilosa às defesas, em um movimento silencioso. Tínhamos reunião agendada com a assessoria do Ministro do Superior Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, na próxima semana quando, hoje, fomos tomados de surpresa por uma decisão que ainda não sabemos o teor. Lamentamos que o STF dê esse exemplo de julgamento antidemocrático, especialmente quando a constitucionalidade do tema está por ser decidida de forma colegiada. De resto, a decisão será cumprida de forma integral e discutida nas esferas competentes.”

 

Defesa de Luciano Bonilha Leão:

“Todas as defesas foram pegas de surpresa com essa decisão. Vamos ainda analisar os próximos passos, no que tange a recursos. Estamos muito tristes com a prisão do Luciano. O Luciano foi absolvido moralmente e infelizmente, neste momento, volta ao cárcere de forma injusta. Então vamos ter serenidade e tomar as medidas judiciais cabíveis no tempo mais rápido possível.”

 

 

Airton Lemos

Sou repórter. Jornalista há 13 anos, formado pela Ulbra.

Recent Posts

PIB do RS cresce acima do Brasil em 2024

Mesmo com a enchente, a economia gaúcha apresentou dados positivos, impulsionados pelo desempenho do agro

6 minutos ago

Corpo de jovem sequestrado em Tramandaí é encontrado enterrado em Cidreira

De acordo com a polícia, Alexandre Ossoski, de 24 anos, não possuía antecedentes criminais nem…

37 minutos ago

ExpoCamaquã 2025 acontece de 12 a 18 de maio

Principal feira do agronegócio da região ocorre no Parque Dorval Ribeiro do Sindicato Rural de…

1 hora ago

Cremers determina a interdição do Pronto Socorro da Santa Casa de Rio Grande

Conselho aponta risco no serviço que possui déficit na escala de médicos

1 hora ago

Simers critica falta de reajuste da inflação nos recursos da saúde

Dr. Marcelo Matias destacou os casos da Santa Casa de Rio Grande e do Hospital…

2 horas ago

Laboratório Exame celebra 37 anos de atividades em Camaquã

Com serviços de medicina diagnóstica, o laboratório possui filiais em Amaral Ferrador, Arambaré e Chuvisca

4 horas ago

This website uses cookies.