Categories: AgroNotícias

Charolês entra em pista na 1ª Fenagen e elege melhores exemplares da raça na Feira

A manhã deste sábado, 3 de agosto, foi dedicada aos últimos julgamentos da 1° Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen, promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). Os primeiros a entrar em pista foram os exemplares da raça Charolês. O jurado responsável pelas avaliações foi o zootecnista, inspetor técnico e avaliador do Promebo Marco Antônio da Fonseca Paim.

Entre as fêmeas, o Grande Campeonato Terneira foi para o exemplar exposto por Rosalina e Joaquin Villegas, da Estância Namuncurá, de Itacurubi (RS). Já o Grande Campeonato Fêmea Jovem foi para o expositor Augusto Marques Mascarenhas de Souza, da Estância do Batovi, de São Gabriel (RS).

Publicidade

Após as avaliações das fêmeas, o jurado se concentrou em analisar os machos que entraram em pista. O Terneiro Grande Campeão foi o exemplar de exposição de Rosalina e Joaquin Villegas, da Estância Namuncurá, de Itacurubi (RS). E o Grande Campeão Touro Jovem foi o animal do expositor André Corrêa Berta, da Charolês Figueira, de Arambaré (RS).

Após o julgamento, o jurado Marco Antônio da Fonseca Paim falou sobre os animais. Disse que hoje se busca um frame mais moderado, ou seja, uma relação entre o tamanho do animal e a sua idade, onde  ele  tenha características raciais do Charolês sem perder a sua produtividade:

“Então, hoje, eu pude avaliar os exemplares aqui que reuniram essas características, de frame moderado, de excelente conformação de carcaça e bons volumes corporais tanto dos machos quanto das fêmeas”, explicou.

Ainda sobre o julgamento, o jurado da raça Charolês comentou sobre o julgamento organizado pela ANC para somar diferentes notas:

“Eu fiz o julgamento fenotípico dos animais e a minha nota era composta pelos 30% da parte fenotípica, aliada aos 70% da parte genotípica, onde o programa de melhoramento genético bovino, o Promebo, tem a sua importância evidenciada pelas DEPs  que esses animais recebem e onde um produtor pode ter maior segurança na hora da escolha dos seus touros. A gente tenta aliar o fenótipo, que é a parte do nosso gosto pessoal enquanto técnico, ou do padrão da raça, aliado à sua produção genética perante aos seus produtos, futuros produtos. Então,  a gente trabalha com maior segurança, tendo esses dados”, finalizou.

Fenagen 2024

A 1ª Fenagen é uma promoção da ANC e do Promebo, com patrocínio de Senar, Banrisul, Sicredi e BRDE, e apoio da Farsul e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.

Fonte: AgroEffective
Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Em 120 dias de 2025, governo federal gastou R$ 1,7 trilhão

Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…

47 minutos ago

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

2 horas ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

10 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

16 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

17 horas ago

This website uses cookies.