Chips vão ser produzidos em 2025
A produção de chips: a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anuncia nesta quinta-feira, em Porto Alegre, um investimento de R$ 220 milhões na Ceitec, empresa pública nacional produtora de semicondutores vinculada à pasta.
A cerimônia está marcada para 12h no auditório da companhia. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A volta da operação da Ceitec foi autorizada pelo presidente Lula em decreto ainda no ano passado. A fábrica ficou parada por mais de três anos, enquanto corria o processo de extinção, determinado pelo governo de Jair Bolsonaro.
Ela voltou a operar, mas ainda não está produzindo. Aguardava-se exatamente este orçamento suplementar para comprar materiais e ajustar linhas de produção.
A retomada havia sido recomendada pela equipe do atual presidente e, segundo o o secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do Ministério, que havia explicado em nota, ainda em janeiro, a dependência dos semicondutores e o impacto em vários setores produtivos motivaram a reativação.
Atualmente a Ceitec também emprega 162 funcionários, segundo última planilha interna disponibilizada pela entidade.
O Centro foi criado em 2008 também pelo presidente Lula, por meio de lei. Surgiu, conforme publicação do Diário Oficial da União, vinculado ao Ministério, com prazo de funcionamento indeterminado.
Conforme o documento, o objetivo seria buscar soluções científicas e tecnológicas para o País, explorando diretamente a área de semicondutores, microeletrônica e correlatos.
Um decreto em abril de 2023, autorizou a reversão da liquidação da empresa, que atua na fabricação de circuitos integrados e chips para aplicação em diversos setores, e estabeleceu a retomada operacional.
Esse processo reduzirá os riscos de perdas relativas às instalações, máquinas e equipamentos, além de permitir o reingresso da empresa no mercado.
Demonstra, também, a importância da Ceitec no contexto das políticas públicas para o setor de semicondutores e de componentes avançados e estratégicos.
Evento é promovido pela Associação de Pais Especiais de Camaquã (APEC)
Pagamento pode ser efetuado no caixa da prefeitura ou através dos bancos conveniados
Assembleia será realizada no próximo domingo (06)
Político se refere a sua fala durante seu espaço na tribuna da Câmara Municipal na…
Vítima foi socorrida e levada ao Hospital Nossa Senhora Aparecida
A vítima foi asfixiada com um golpe conhecido como “mata-leão”, perdendo a consciência por alguns…
This website uses cookies.