Chuva de meteoros poderá ser vista nesta sexta-feira (13). Foto: Pixabay
A chuva de meteoros Geminídeas, um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano, iluminará o céu noturno entre a sexta-feira (13) e a madrugada de sábado (14). Os brasileiros terão a oportunidade de contemplar esse fenômeno a olho nu, com a possibilidade de observar até 150 meteoros por hora em condições ideais.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
No entanto, a lua estará quase cheia (97% iluminada) durante o pico da chuva, o que pode prejudicar a visibilidade dos meteoros menos brilhantes. A previsão da Star Walk, empresa especializada em astronomia, sugere que a luminosidade da lua pode ofuscar parte do espetáculo.
Apesar da interferência lunar, os meteoros Geminídeas são conhecidos por sua beleza e brilho intenso, apresentando longas caudas e uma variedade de cores, que vão do branco e amarelo ao vermelho, azul e verde. Essa peculiaridade se deve à presença de vestígios de sódio e cálcio em sua composição, elementos também utilizados em fogos de artifício.
Diferentemente de outras chuvas de meteoros, as Geminídeas não se originam de um cometa, mas sim de um asteroide. Essa característica única a torna ainda mais especial para os entusiastas da astronomia.
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
This website uses cookies.