Foto: Reprodução/ Janine Tomberg
Após chegar ao nível histórico de 1941 no domingo (12), o Canal São Gonçalo atingiu na madrugada desta quinta-feira (16), três metros de elevação. Após iniciar o dia com 2,77 metros de medição, o avanço foi expressivo ao longo das horas, devido ao maior escoamento do Rio Guaíba e represamento da água na Lagoa dos Patos.
O nível surpreende, já que, segundo uma previsão da Prefeitura divulgada nesta terça-feira (14), a expectativa era de que o recorde só fosse alcançado novamente ao longo do final de semana. Conforme a sala de situação da Defesa Civil na Zona Sul, o aumento do nível das águas nas cidades vizinhas pelas condições de maré alta no canal da Barra do Rio Grande provoca o que se chama de empilhamento das águas na direção de Pelotas. Por isso se mantém alerta máximo a comunidades ribeirinhas.
Em boletim emitido nesta amanhã, há o relato de recuo de águas em Rio Grande devido à diminuição das marés. Entretanto, a hidróloga Tamara Beskow (UFPel), alerta que ainda há previsão de alto fluxo de águas pelo canal da Barra. Ela destaca que há muita água represada em Rio Grande, assim como muita água desaguando pela Laguna dos Patos e pela lagoa Mirim, via canal São Gonçalo.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
This website uses cookies.