Foto: Prefeitura Municipal de Chuvisca | Divulgação
O município de Chuvisca declarou situação de emergência devido a estiagem que impactou diretamente o abastecimento de água e a produção agropecuária. o decreto foi assinado pelo prefeito, Marcio Konflanz, nesta terça-feira (25), com objetivo de diminuir as consequências causadas pela falta de chuva que já comprometem as reservas hídricas locais e causam danos humanos, ambientais e econômicos.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O decreto foi motivado pela redução drástica das precipitações pluviométricas e pela ausência das chuvas esperadas para a temporada, o que impactou diretamente o abastecimento de água e a produção agropecuária. Como agravante, o município enfrenta a queda acentuada das reservas hídricas de superfície e subsuperfície, afetando o fluxo dos rios e, consequentemente, a atividade rural.
Diante da situação crítica, a Prefeitura tem atuado intensamente para oferecer suporte às famílias mais afetadas pela estiagem, com a distribuição de água em algumas regiões. No interior, poços e fontes secaram ou reduziram significativamente a vazão, aumentando ainda mais os prejuízos.
A manifestação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil através do Coordenador Diego Tuchtenhagen e da Secretaria Rosiane, foi favorável à declaração de Situação de Emergência de Nível II.
O prefeito Marcio destacou que a decisão foi tomada com base em laudos técnicos de órgãos públicos, como a Emater e Assistência Social, que confirmaram os impactos da estiagem no município. A declaração de Situação de Emergência permite o acesso a recursos estaduais e federais e possibilita a realocação de verbas municipais para atender às necessidades mais urgentes da população afetada.
Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
This website uses cookies.