Destaque Duplo

Cinco agentes penitenciários gaúchos integram Força Penal Nacional em Mossoró

Cinco agentes da Polícia Penal gaúcha passaram a integrar a Força Penal Nacional (FPN) em Mossoró. Os servidores penitenciários embarcaram para o município do Rio Grande do Norte, no Aeroporto Salgado Filho, na madrugada desta quinta-feira (29). Representam a Instituição um integrante do Grupo de Ações Especiais e quatro dos Grupos de Intervenção Rápida das 1ª, 3ª, 6ª e 9ª regiões penitenciárias.

Os servidores atuarão em atividades como preservação da ordem pública, treinamentos e capacitações. Também podem intervir, de forma articulada com representantes da polícia penal federal e de outros estados, em situações de grave crise em unidades prisionais, em caso de necessidade. A previsão é de que permaneçam na FNP por, pelo menos, 30 dias, com possibilidade de prorrogação do prazo.

Publicidade

Essa é a segunda equipe da Polícia Penal gaúcha a integrar a FPN. Em dezembro, outros cinco servidores penitenciários embarcaram para Recife (PE) e, atualmente, estão em Brasília (DF), onde atuam na segurança preventiva do Presídio Federal da capital do País.

A participação da Polícia Penal gaúcha na FPN, aponta o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, demonstra a capacidade de articulação entre as instituições envolvidas com a segurança e a administração do sistema prisional, em nível nacional:

“O trabalho integrado entre as polícias penais de diferentes estados vem apresentando resultados importantes na manutenção da ordem e disciplina nos estabelecimentos penitenciários e no combate à criminalidade. A participação de dez servidores da nossa Instituição também evidencia a qualificação técnica das nossas equipes táticas, do Grupo de Ações Especiais (Gaes) e dos Grupos de Intervenção Rápida das dez regiões penitenciárias”, comenta.

A FPN

Criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Força Penal Nacional é uma iniciativa de ações conjuntas e integradas entre União e unidades da Federação para a execução de serviços voltados à preservação da ordem pública, da segurança das pessoas e do patrimônio do sistema penitenciário brasileiro.

Atua na cooperação em gestão de estabelecimentos penais, com foco no apoio às atividades administrativas, assistenciais, gerenciais, no treinamento e capacitação no sistema penitenciário, assim como em situações de grave crise nos estabelecimentos penais, utilizando-se de ações técnicas e operacionais especializadas voltadas à preservação da ordem pública, da segurança das pessoas e do patrimônio público.

Fonte: Rodrigo Borba/Ascom Polícia Penal

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Em 120 dias de 2025, governo federal gastou R$ 1,7 trilhão

Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…

21 minutos ago

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

1 hora ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

10 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

15 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

16 horas ago

This website uses cookies.