“Cinema na obra” destaca restauração da Igreja do Porto em Pelotas

No dia reservado no calendário para celebrar o cinema brasileiro, a comunidade pelotense teve a oportunidade de assistir a uma apresentação especial voltada à preservação de um de seus mais importantes patrimônios. Nesta quarta (19), a equipe que atua na restauração da Igreja Sagrado Coração de Jesus – também conhecida como Igreja do Porto – promoveu no fim da tarde o “Cinema na obra”, uma mini sessão para exibição de vídeos que registram as diferentes fases da obra e trabalhos paralelos executadas no período.

Organizada dentro do templo, a mostra reuniu cerca de 60 pessoas, entre integrantes da comunidade local, trabalhadores da RCA Engenharia e Infraestrutura que executam as intervenções, imprensa, patrocinadores e a equipe da Perene Patrimônio Cultural, empresa responsável pelo projeto de restauração da cobertura da igreja. Além da exibição do conteúdo audiovisual, houve bate-papo sobre as diferentes atividades que também envolvem o processo de recuperação da estrutura do prédio.

Publicidade

“Projetos como este possuem três eixos: a execução da obra em si, as ações de educação patrimonial, em que a comunidade se aproxima da história e do significado deste patrimônio, e a comunicação, que tem papel fundamental de mostrar ao público em geral o que acontece ao longo do restauro”, explica a arquiteta Simone Neutzling, da Perene, coordenadora do projeto.

Para o padre Hamilton Centeno, momentos como este valorizam a importância do trabalho de recuperação da igreja que, além de um local de fé para os católicos, também se destaca como um marco para o desenvolvimento da sociedade pelotense. Criada em 1912 pelo primeiro bispo de Pelotas, Dom Francisco Barreto, foi inaugurada em 1916 no espaço urbano do porto fluvial da cidade.

Investimento

Com orçamento de R$ 1,5 milhão viabilizado através do apoio do Ministério Público do Estado (MPRS), patrocínio master da CMPC e patrocínios da Polisul Cerealista, Decorreias, Pra Casa Lorenzet e Arroz Brejeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), a restauração da cobertura é a etapa inicial de recuperação da Igreja do Porto. Nesta fase, todo o telhado e sua estrutura de sustentação estão sendo substituídos com base no método construtivo original do templo.

Atingido por um ciclone-bomba em 2020, o prédio histórico tombado pelo município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iphae) sofreu graves danos estruturais que o deixaram sob risco de desabamento. Após uma intervenção emergencial para garantir a sustentação, em janeiro de 2024 foi iniciada a obra da cobertura. Atualmente, cerca de metade da estrutura do telhado já foi substituída.

Redação

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

5 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

10 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

11 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

14 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

14 horas ago

This website uses cookies.