CMPC entrega obra sustentável com suporte da Portos RS em Guaíba. Foto: Maurício Tonetto | Palácio Piratini
Em solenidade na manhã de hoje (02), com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do governador do estado, Eduardo Leite, a CMPC entregou oficialmente as obras de modernização de sua unidade localizada em Guaíba. O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e o gerente de planejamento e desenvolvimento, Fernando Estima, prestigiaram o ato.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Denominado BioCMPC, o projeto é considerado o maior investimento privado em sustentabilidade do Rio Grande do Sul e faz com que o processo de beneficiamento da celulose no estado entre em uma nova era. O ato solene marcou também o desligamento definitivo da última caldeira à carvão existente na unidade.
Entre as inovações trazidas pelo projeto, que proporcionou a conversão da fábrica para uma das mais sustentáveis do Brasil, estão a gestão de resíduos, o tratamento de efluentes, sistemas de tratamento de gases e gestão ambiental. Com isso, a capacidade produtiva da unidade alcançou um ganho de desempenho de 18% em relação com a produção de 2020.
Com um investimento de cerca de R$ 2.75 bilhões, o projeto BioCMPC gerou durante o período de obras cerca de 7.500 postos de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da economia. As obras de implantação também foram planejadas e executadas com absoluto controle, garantindo a prevenção e a mitigação de impactos.
O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, falou sobre a nova fase da empresa no beneficiamento da celulose e lembrou que o Porto do Rio Grande também foi fundamental na execução do projeto, com o recebimento das peças e dos equipamentos utilizados na obra, o que contribuiu ainda mais para o estreitamento dos laços logísticos:
“O Porto do Rio Grande foi fundamental durante a execução do projeto, pois recebemos no cais público parte dos equipamentos que foram utilizados na ampliação da planta. Sem dúvida nenhuma houve uma ampliação dos laços logísticos entre a Portos RS e a empresa para o desenvolvimento dos novos projetos e a ampliação de movimentação de matéria prima e do produto beneficiado para exportação”, afirmou Klinger.
No ano passado, foram movimentadas 3.269.314 toneladas de celulose beneficiada, quantidade de ganhou o mercado internacional a partir do Porto do Rio Grande. Já as toras de madeira utilizadas no processo de beneficiamento foram movimentadas do Porto de Pelotas e somaram 1.029.103 toneladas.
Fonte: Ascom/Portos RS
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
Confira as alterações no funcionamento dos serviços
Secretário Clayton Dworzecki destacou as categorias disponíveis para se inscrever
Evento ocorreu no Instituto Caldeira em Porto Alegre
Urologista Rafael Fraga detalhou os sintomas da doença que atinge homens e mulheres
Descubra como ajudar Lelê e sua mãe, Micheli, que enfrentam juntas o desafio do tratamento
This website uses cookies.