O deputado estadual Zé Nunes (PT) concedeu entrevista ao Programa Primeira Hora desta sexta-feira (17). O parlamentar convidou a comunidade a participar da coleta de assinatura que tem como objetivo iniciar um Projeto de Iniciativa Popular (PLIP) em defesa do Banrisul. A coleta ocorre na tarde de hoje na Esquina Democrática, na Praça Donário Lopes.
O parlamentar que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público da Assembleia Legislativa, tem como objetivo alcançar pelo menos 70 mil assinaturas. A campanha em torno do PLIP foi lançada no último sábado (11) pelo SindBancários e da Fetrafi-RS, durante assembleia nacional dos banrisulenses em Porto Alegre.
O projeto acrescenta dois parágrafos ao Artigo 22 da Constituição Estadual para garantir que o Estado seja proprietário de 51% de todas as ações, assim como há um artigo que garante a CEEE pública nos mesmos moldes em que o PLIP propõe.
Durante a entrevista, o parlamentar destacou a necessidade de resistir à liquidação das ações e ao desmonte da instituição, que é lucrativa, repassa dividendos para o Estado aplicar em políticas públicas, está presente em todo o território gaúcho e, em 97 municípios, é o único serviço bancário disponível. “Sartori falta com a verdade ao afirmar que o Estado permanecerá com o controle do banco, a venda vai reduzir a 25% a participação do Rio Grande do Sul no Banrisul”, avalia, acrescentando: “É um novo crime contra a economia gaúcha. O Banricompras será vendido e a dilapidação do Banrisul está em curso, seguindo o roteiro de redução das funções públicas do Estado conduzido pela agenda neoliberal comandada por Temer, Sartori e seus aliados”.
Zé Nunes salienta a importância da adesão dos deputados, vereadores, prefeitos e representantes de entidades ao esforço pela coleta das assinaturas, uma vez que o prazo para a apresentação da proposta se encerra em cerca de duas semanas. Isto porque a venda de ações foi deflagrada na segunda-feira (13) a partir da divulgação do balanço trimestral do Banrisul. O processo deve ser concluído até o final deste ano.
O novo uniforme já está disponível nas lojas oficiais do Grêmio
Semana do MEI 2025 promoverá uma série de atividades 100% online
Com desafios na Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, Roger muda o time para enfrentar…
Instabilidade deve antecipar nova onda de frio no estado
MEC publicou as novas diretrizes da política de avaliação da educação básica nessa sexta (23)
Mapa retira elas de circulação três marcas por irregularidades
This website uses cookies.