Categories: Educação

Com recursos até setembro, UFPel não consegue retomar aulas presenciais

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anunciou não ter condições orçamentárias para cumprir compromissos financeiros após o mês de setembro. As dificuldades foram divulgadas durante coletiva de imprensa, após a confirmação dos cortes no orçamento da Universidade depois o Governo Federal ter sancionado a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021.

Segundo a Universidade, a falta de recursos impossibilita o retorno das aulas presenciais, o pagamento dos contratos de prestação de serviços e o investimento e ensino, pesquisa e extensão.

Publicidade

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Conforme a universidade, os cortes já eram conhecidos desde agosto de 2020 quando Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional o projeto da LOA para 2021, lei que prevê a receita e os gastos do Governo. Desde então, a administração da UFPel está tentando reverter a situação, mas apesar da mobilização a LOA foi sancionada no final de abril de 2021 e a redução no orçamento foi mantida.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Roberto Ferreira, informou que também há um movimento das universidades junto ao Ministério Público para buscar o mínimo do orçamento que as instituições necessitam. Para 2021 está previsto um orçamento de cerca de R$ 59 milhões. Porém, de acordo com Ferreira, ainda há um bloqueio de R$ 9 milhões que está dependendo da arrecadação do Governo Federal para ser liberado.

Sobre as aulas presenciais

As atividades presenciais foram suspensas no dia 16 de março de 2020 e implantado um sistema remoto de contatos com os alunos, logo de acordo com a vice-reitora Ursula Rosa da Silva as aulas seguirão ocorrendo de forma remota: “Não temos condições de retornar de forma presencial com a circulação de 21 mil estudantes e cerca de três mil servidores, sendo que 60% dos nossos alunos são de outras cidades e estados. Além da questão sanitária, os cortes no orçamento também nos impedem de retornar presencialmente, pois para que isso aconteça de forma segura, precisamos realizar diversas adequações”, explicou.

O semestre 2021/1 iniciará no dia 9 de agosto e será realizado novamente de forma remota, com exceção de algumas disciplinas dos últimos semestres de alguns cursos que preveem aulas práticas para formação dos estudantes.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

1 dia ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

1 dia ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

1 dia ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

1 dia ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

1 dia ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

1 dia ago

This website uses cookies.