Bastou um jogo com o time titular para o Grêmio se reabilitar no Campeonato Gaúcho. Em uma noite inspirada especialmente de Pará e Zé Roberto, o Tricolor liquidou o São José, até então líder e com 100% na Taça Piratini, ao vencer por 5 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Olímpico.
Agora com seis pontos e na quarta posição do Grupo A do Gauchão, o Grêmio volta a campo no próximo sábado, com a equipe B, para encarar o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Pressão desde o início
Até então o melhor time do Gauchão, o São José mal viu o Grêmio jogar no primeiro tempo, de tanto que teve de correr atrás dos comandados de Vanderlei Luxemburgo. Com menos de dois minutos, o goleiro Vitor já precisou salvar o Zequinha, depois de forte chute de Leandro, que invadiu a área e mandou rasteiro. Logo depois, o camisa 1 novamente teve trabalho com o 11 gremista, que criou jogada para conclusão à queima roupa de Elano.
Na ânsia por se salvar em uma das jogadas gremistas, Bruno Martins cometeu pênalti em Zé Roberto aos 22. Elano cobrou, Vitor chegou a tocar na bola, que bateu na trave e voltou nos pés do camisa 7, que completou para o fundo das redes. O auxiliar chegou a marcar irregularidade no lance, mas o árbitro confirmou o gol tricolor.
A partir do gol, o Zequinha respirou um pouco no jogo. Chegou a criar chances, embora não tenha levado perigo ao gol defendido por Marcelo Grohe, como aos 37, quando Elano preparava o chute na frente da área e foi desarmado pela defesa, que rapidamente acionou Lucas Gaúcho na intermediária ofensiva. De lá, o centroavante soltou a bomba, que passou por cima da meta.
Se as coisas não foram boas para o Zequinha no primeiro tempo, pioraram – e muito – assim que a bola rolou para a etapa final. Mal eram passados quatro minutos, quando Zé Roberto, no alto de seus quase 40 anos, disparou pela ponta esquerda, invadiu a área e chutou, provocando avalanche no Olímpico.
Mal deu tempo de se recuperar e Pará invadiu a área pela direira, chutou, Vitor desviou com o pé e a bola se ofereceu a Yuri Mamute, que se atrapalhou no domínio, mas concluiu para o fundo das redes. No minuto seguinte, o Zequinha esboçou uma reação, mas cabeceou nas mãos de Grohe.
A goleada tricolor teve ares de espetáculo aos 27, quando Pará – de ótima atuação – avançou pela direita e cruzou de trivela para Zé Roberto, que matou no peito, deixou a bola quicar uma vez e fuzilou Vitor: 4 a 0. O golaço foi praticamente o último lance de o camisa 10 na partida, que logo em seguida deixou o campo para a entrada de Léo Gago. Ao mesmo tempo, Elano saiu para a reestreia de Bertoglio.
Apesar do placar, o São José seguiu tentando buscar amenizar a derrota. E conseguiu aos 37, quando Rodrigo Paulista mandou um torpedo cruzado da entrada da área, descontando. Seria o último gol da noite se Bertoglio não resolvesse brilhar nos acréscimos. Aos 46, ele dominou na ponta direita, passou por três e bateu violentamente na bola para marcar o quinto do Grêmio e coroar a sua reestreia no Olímpico após uma sequência de lesões. Depois do golaço, o Olímpico – ao menos na noite desta quinta-feira – já podia fechar.
Em lance individual o argentino se destacou e marcou um golaço, o último do tricolor | Crédito: Ricardo Giusti
Taça Piratini – 6ª rodada
Grêmio 5
Marcelo Grohe; Pará, Saimon, Werley e Alex Telles; Souza, Marco Antonio, Elano (Bertoglio) e Zé Roberto (Léo Gago); Leandro (Yuri Mamute) e Willian José. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
São José 1
Vitor; Tiago Matos, Gustavo, Douglas e Alisson (Rodrigo Paulista); Everton, Bruno Martins, Cléber Oliveira e Hugo (Henrique); Luizinho (Aldair) e Lucas Gaúcho. Técnico: Agenor Piccinin.
Gols: Elano (23/1º), Zé Roberto (4/2º), Yuri Mamute (8/2º), Zé Roberto (27/2º), Rodrigo Paulista (37/2º) e Bertoglio (46/2º).
Cartões amarelos: Leandro, Saimon, Alex Telles; Bruno Martins;
Arbitragem: André Cieslak.
Local: estádio Olímpico.
Público: 8.761 torcedores
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…
Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
This website uses cookies.