Combate ao trabalho infantil reúne equipes de campo

Para conscientizar produtores sobre a não utilização de menores de 18 anos na cultura do tabaco, o SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), empresas associadas e Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) está apostando no trabalho dos orientadores agrícolas. As equipes de campo estão sendo treinadas desde maio deste ano para repassar a mensagem de que o trabalho no plantio, colheita, beneficiamento ou industrialização do tabaco só é permitido a partir dos 18 anos.

Em Blumenau, o Treinamento Crescer Legal – Desafios para uma Consciência Sustentável reuniu 115 profissionais das equipes de campo do Alto Vale catarinense. Realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Viena Park Hotel, foi o sétimo de uma série de 12 eventos que até o final de outubro reunirá 1,2 mil orientadores agrícolas, supervisores e avaliadores das empresas associadas ao SindiTabaco e da Afubra em torno do tema trabalho infantil.

Publicidade

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, abriu o evento falando da importância dos orientadores para a conscientização dos produtores rurais sobre o tema. “Sabemos que houve inúmeros avanços no sentido da conscientização. Entretanto, enquanto tivermos uma única criança trabalhando, ainda teremos um problema a ser resolvido. Além de protegermos crianças e adolescentes, estamos protegendo o mercado brasileiro de tabaco, que desde 1993 é considerado o maior exportador mundial. Em 2011, o tabaco brasileiro foi destinado para mais de 100 países e a União Europeia levou mais de 40% da produção. Nossos clientes buscam um tabaco de qualidade e integridade, bem como um produto sustentável”, frisou Schünke.

De acordo com a legislação vigente, a idade mínima para ingresso no mercado de trabalho é de 16 anos. Algumas atividades de aprendizagem estão liberadas a partir dos 14 anos, desde que acompanhadas. No tabaco, o argumento legal está ancorado em uma recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), regulamentada pelo Brasil por meio do decreto nº 6.481, de 2008, que coloca o tabaco na lista de formas de trabalho proibidas para menores de 18 anos.

PREJUÍZOS DO TRABALHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
– Prejudica a saúde e o desenvolvimento físico e psíquico;
– Riscos de doenças infecciosas, desnutrição e fadiga precoce;
– No sistema nervoso, a exposição crônica ao trabalho irregular pode desencadear tontura, irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração e baixo rendimento escolar;
– Dificuldade para estabelecer vínculos afetivos, gerando adultos tímidos;
– Maior incidência de repetência e abandono da escola;
– Empobrecimento do meio rural: quanto mais prematura a inserção no mercado de trabalho, menor a renda auferida ao longo da vida;
– Diminui a credibilidade do produto brasileiro no mercado mundial, podendo prejudicar a exportação do produto para clientes internacionais.

As atividades do treinamento continuaram no dia 5 de setembro e foram orientadas pelos professores da Escola de Negócios da Universidade Positivo, de Curitiba. O papel das organizações, do produtor, do orientador e da sociedade no combate ao trabalho infantil na cultura do tabaco foram alguns dos temas discutidos pelo grupo, bem como os princípios da sustentabilidade e cases sobre o impacto da mão de obra infantil em setores produtivos.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Abusador de crianças agredido por vizinhos segue hospitalizado

Ele também teria gravado vídeos de conteúdo sexual com as menores

4 minutos ago

Previsão do tempo: dia das mães será de tempo seco e frio

Sistema de alta pressão atmosférica reformula o cenário na região

23 minutos ago

Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano

Inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho

23 minutos ago

Eldorado do Sul: idoso é liberto de condições análogas à escravidão

A residência do idoso era uma casa de madeira sem piso ou instalações sanitárias

52 minutos ago

Tornado atinge 250 casas em Erval Grande no norte do RS

Evento climático ocorreu nesta sexta-feira e deixou 40 famílias desalojadas. Conforme a Defesa Civil, os…

1 hora ago

PRF prende traficante e apreende nove quilos de crack em Caçapava do Sul

Drogas estavam escondidas no painel de um Up em compartimento oculto com acionamento eletrônico

2 horas ago

This website uses cookies.