Começa no dia 15 a divulgação da campanha de vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (15). Para mobilizar a população a procurar os postos, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lançou nesta quarta-feira (10) uma campanha publicitária tendo como protagonista o escritor Luis Fernando Verissimo. “No ano passado, uma gripe quase me levou à morte. Foi aí que me dei conta de que a gripe é coisa séria e pode matar”, afirma o escritor nas peças de áudio e vídeo que serão veiculadas nas emissoras de rádio de TV de todo o Estado até o dia 20. O objetivo é alertar os integrantes dos grupos de risco – formados pelas pessoas com maior propensão a agravamentos em consequência da gripe – para a importância de se prevenir através da vacina. 

O público-alvo da campanha são as pessoas acima dos 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes (e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes do início da campanha), portadores de doenças crônicas que tenham recomendação médica para a imunização (pacientes já cadastrados em programas do SUS devem se dirigir aos postos onde estão registrados), profissionais da saúde e indígenas aldeados. A campanha ocorre até o dia 26 de abril, quando a expectativa é de que cerca de 3 milhões de pessoas sejam vacinadas (aproximadamente 27% da população do Estado). 

Publicidade

Vacinação, prevenção e tratamento 
A campanha com a participação de Verissimo integra um esforço da SES para mudar a cultura de que a gripe não é uma doença perigosa e que pode ser tratada em casa. “Pelo contrário, as pessoas que apresentam sintomas como febre, tosse, e dor na garganta ou no corpo devem procurar atendimento médico logo no início dos sintomas”, destaca o secretário da Saúde, Ciro Simoni, que assina a carta enviada a 25 mil médicos em todo o Estado com orientações sobre o tratamento da gripe. O medicamento é distribuído gratuitamente e está disponível em farmácias municipais, pronto-atendimentos, hospitais e outros serviços, mediante receita médica, mesmo que tenha sido emitida na rede privada. 

Além da vacinação dos grupos de risco e do tratamento precoce, completam as estratégias de combate à gripe as medidas preventivas que devem ser adotadas diariamente. A chamada etiqueta da gripe, isto é, o comportamento mais adequado em ambientes públicos ou mesmo familiares, inclui a proteção da boca e do nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra do cotovelo, lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool em gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

17 horas ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

20 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

21 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

22 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

22 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

22 horas ago

This website uses cookies.