Categories: Tecnologia

Como aumentar velocidade de inicialização do Windows 11

Um PC que demora uma eternidade para inicializar é extremamente frustrante e afeta negativamente a produtividade e a experiência do usuário . Se este for o seu caso, você deve saber que existem certas maneiras de acelerar a inicialização do Windows 11 ou do Windows 10 porque são técnicas semelhantes.

Vamos revisar alguns sem entrar no uso de aplicativos de terceiros (alguns pagos) que prometem muito e na verdade fazem pouco ou nada. Focamos a tarefa em mexer em determinados componentes do mesmo sistema/PC, para acabar por recomendar aquelas atualizações mínimas de hardware que nos vão ajudar porque há alturas em que não se podem fazer mais milagres com o software.

Publicidade

Como acelerar a inicialização do Windows 11

O Windows 11 (e o Windows 10) possui um recurso que reduz o tempo de inicialização e funciona de maneira semelhante ao modo de hibernação. A inicialização rápida do Windows faz exatamente o que o nome sugere, pois pré-carrega o kernel e os drivers do Windows antes que o computador seja desligado.

Para usar a inicialização rápida, você deve primeiro ativar o modo de hibernação, caso ainda não o tenha feito. Acesse o menu Iniciar alternativo (clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar e clique em Windows Terminal no modo administrador.

Execute o comando powercfg /hibernate on para habilitar a hibernação.

Uma vez feito o acima, acesse o painel de controle> Opções de energia> Escolha o comportamento do botão iniciar / desligar. Ao clicar em alterar a configuração, você pode ativar o início rápido .

Administrador de tarefas

Configurar os programas que iniciam com o computador é uma etapa vital para acelerar a inicialização de um PC . Você pode configurar a inicialização de várias maneiras, embora o ideal seja fazê-lo no gerenciador de tarefas (gerenciador de tarefas).

Acesse suas configurações usando a combinação de teclas de atalho “Ctrl + Shift + Escape”. Na guia Inicialização, você verá os aplicativos carregados na inicialização, seu status e impacto. Clique com o botão direito do mouse naqueles que não são essenciais para você e desative-os.

Ferramentas de terceiros que incluem um configurador de inicialização também podem ser usadas para esse gerenciamento. Para usuários mais avançados, Autoruns for Windows  é um aplicativo ideal porque inclui ferramentas oficiais do Sysinternals e permite gerenciar um número maior de parâmetros de inicialização.

Aplicativos em segundo plano

Eles são outro dos parâmetros a serem revisados ​​porque colocam uma carga desnecessária no sistema na maioria dos casos, afetando a inicialização e o desempenho geral. E o Windows 11 (como o Windows 10) possui um grande número de específicos do sistema. Vá para Configurações do sistema > Aplicativos. Clique nos três pontos > Opções avançadas.

Lá você pode selecionar “nunca” para desativar sua carga. Você poderá acessá-los quando precisar, mas sem a carga de inicialização que isso supõe para o sistema.

Dicas e notificações do Windows

Outros processos do sistema que precisam ser gerenciados são as “dicas do Windows” que a Microsoft nos presenteia. Parece inofensivo, mas o processo verifica o computador ao custo do desempenho de carregamento. Você pode desativá-lo em Configurações > sistema > notificações.

Nessa mesma seção, você pode remover a experiência de boas-vindas do Windows no login e a notificação do aplicativo de inicialização.

Tela de bloqueio e senha

Em Configurações gerais > Personalização > Tela de bloqueio, você pode gerenciar essa tela, que na verdade é bastante irrelevante em um computador desktop . Se você desmarcar seu uso, o Windows 11 iniciará sem passar por ele, economizando tempo para adicionar a todos os itens acima.

O mesmo é a senha de inicialização para o sistema operacional. Muito útil em computadores compartilhados e necessário em equipamentos para mobilidade, mas se você tiver

Otimização de CPU e RAM

Existem aplicativos que monopolizam o uso do processador e da RAM desde o início, tornando o restante mais lento. A gestão de alguns é complicada porque são serviços do mesmo sistema. Outros são mais fáceis de entender e evitar. Um exemplo é o OneDrive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, ativo por padrão no Windows 11 e que funciona muito bem, mas para os usuários que o utilizam. Se este não for o seu caso ou você usa Dropbox ou Google Drive, pode ser desabilitado no “Editor de Diretiva de Grupo Local” .

Pressione as teclas de atalho “Windows + R”, digite gpedit.msc e pressione enter. Em Configuração do computador> Modelos administrativos, você tem várias opções que pode configurar, por exemplo, impedir o uso do onedrive. Você tem que saber o que desabilita, mas é uma ferramenta muito poderosa com a qual você pode deixar o sistema de acordo com suas necessidades.

A configuração da aparência do Windows 11  por padrão é outro parâmetro a ser gerenciado, especialmente em computadores de hardware de baixo nível . Vá para painel de controle> Sistema> Configurações avançadas do sistema> Opções avançadas> Desempenho> Configurações. Ativar a configuração para melhor desempenho é uma boa maneira de economizar recursos.

O Windows 11 (assim como o Windows 10) não está isento de bloatware , programas desnecessários ou indesejados que ocupam espaço, recursos, são redundantes e carregam e atualizam em segundo plano. Software “lixo”, aplicativos e serviços inúteis que penalizam a experiência do usuário, reduzem o desempenho, a estabilidade e também penalizam a inicialização do próprio sistema. Invista um pouco de tempo para eliminar tudo o que não precisa. Muitos podem ser desinstalados da maneira típica, mas se você precisar de algo mais poderoso, pode usar aplicativos gratuitos como o Bloatware Removal Tool .

Melhore o hardware

Se você executar todas as ações acima, com certeza acelerará a inicialização do Windows 11. No entanto, chegará um momento em que as limitações serão impostas pelo próprio hardware. Sem ter que mudar todo o hardware, há algumas atualizações que oferecem benefícios imediatos de inicialização e desempenho do sistema. Uma delas é usar um SSD PCIe em vez de um disco rígido ou SSD SATA e a segunda é aumentar a RAM a um nível razoável para cobrir as principais tarefas do PC.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Receita Estadual deflagra operação para combater sonegação de ICMS no setor de sorvetes

Equipes de auditoria avaliam irregularidades no valor de R$ 30 milhões

11 horas ago

Farmácias São João lança app Realbem: plataforma de soluções financeiras para clientes

Ferramenta amplia acesso ao crédito, oferece benefícios exclusivos e reforça o compromisso da Rede com…

11 horas ago

Orquídeas: como cuidar do presente clássico de Dia das Mães

Nada simboliza elegância e amor de forma tão marcante quanto as orquídeas no Dia das…

13 horas ago

Lírio da paz, o presente de Dia das Mães que emociona e transforma qualquer ambiente

Quando o Dia das Mães se aproxima, a busca pelo presente perfeito começa a aquecer…

13 horas ago

This website uses cookies.