Competições Senac de Educação Profissional seleciona vencedores da etapa regional. Foto: Emilly Reichow Ph
Na última sexta-feira (04), chegou ao fim a etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional do Senac-RS. A cerimônia de premiação ocorreu à noite, no Hotel Laghetto Viverone, em Rio Grande. No total, 41 competidores, entre alunos e egressos, de 25 escolas do Estado todo, disputaram a chance de se tornarem os representantes do Rio Grande do Sul na etapa nacional da competição.
Ao longo de quatro dias, de 30 de setembro a 4 de outubro, na escola Senac Rio Grande, foram realizadas as provas das ocupações Cabeleireiro, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-estar e Recepção de Hotel; e, no Senac Pelotas, de Cozinha. A ocupação de florista contou com uma demonstração de diferentes técnicas aplicadas na área, realizada pela aluna do UniSenac – Porto Alegre, Sofia Vieira, representante do Senac-RS na etapa nacional previamente escolhida.
O gerente da Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Sidinei Rossi, abriu o momento de fala do evento agradecendo a todos os envolvidos nas Competições. “Sabemos como impactamos a sociedade ao entregar profissionais de qualidade para o mercado. O Senac-RS, ao elevar a excelência da educação profissional, aprimora o comércio de bens, serviços e turismo e, como consequência, melhora a qualidade de vida da sociedade como um todo”, salientou.
Ainda estiverem presentes na cerimônia o diretor da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas Rio Grande e Região, Luiz Escobar, que parabenizou o trabalho de Sesc e Senac na cidade; e o vice-presidente da Federação e presidente do Secovi Zona Sul, Sérgio Antônio Jardim Cogoy, que ressaltou o quanto o Sistema Fecomércio-RS celebra momentos que significam mais um passo na caminhada de sucesso de futuros profissionais.
Os dois primeiros colocados de cada ocupação participarão de uma seletiva que definirá o competidor que irá para a etapa nacional. Além de uma experiência única de qualificação técnica e comportamental, aumentando as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho, os alunos que vencerem a etapa nacional irão disputar a WorldSkills em Shanghai, na China, em 2026.
1º lugar – Ronaldy Kauan Oliveira da Silva, Senac Camaquã
2º lugar – Luani Porto Martins, Senac Canoas
3º lugar – Valeria Valentina Gomez Figueira, Senac Bento Gonçalves
1º lugar – Gustavo Freitas Argoud e Rafaela Fontoura Rodrigues (empatados), ambos do UniSenac – Porto Alegre
2º lugar – Beatriz Ribeiro dos Santos, Senac Santa Cruz do Sul
3º lugar – Thaís Maciel Brechanne, Senac Pelotas
1º lugar – Raony Oliveira Scheuer, Senac Santo Ângelo
2º lugar – Cássia Eloa Martins de Oliveira, Senac São Borja
3º lugar – Maisa dos Santos de Souza, Senac São Leopoldo
1º lugar – Maria Eduarda Guerreiro da Silveira, Senac Canoas
2º lugar – Lavínia Troca Terra, Senac Canoas
3º lugar – Jully Silva de Souza, Senac Camaquã
1º lugar – Natália da Rosa Corso, Senac Taquara
2º lugar – Vitória do Nascimento Machado, Senac Santa Rosa
3º lugar – Melanie Rebeca Parker Lopez, Senac Gravataí, e Sarah Maria Pick de Oliveira, Senac Montenegro
As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.
Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são submetidos a situações reais da profissão. Uma das provas de Cabeleireiro, por exemplo, consiste em realizar um penteado de acordo com a ocasião, em um tempo estimado (penteado de noiva, passarela, festa, etc). Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo.
Para saber mais, acesso o site do Senac e selecione a categoria das Competições Senac.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
This website uses cookies.