Categories: Agro

Conab capacita agricultores familiares sobre aquisição e distribuição de sementes pelo PAA

Agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais poderão tirar dúvidas sobre o envio de propostas para a aquisição e distribuição de sementes, mudas e materiais propagativos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). Com o objetivo de orientar os produtores de todo o país, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará uma live orientativa na próxima segunda-feira (26). Para participar do treinamento, que será realizado pela plataforma Zoom a partir das 15h, é necessário preencher um formulário on-line.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

No encontro, as organizações da agricultura familiar e os agricultores serão instruídos sobre como elaborar um projeto do PAA para sementes, mudas e materiais propagativos no sistema PAANet da Companhia. As orientações incluem informações sobre a documentação obrigatória, os normativos em vigor, as entidades que podem receber as sementes fornecidas pelos agricultores, entre outros itens.

Durante a capacitação, os participantes poderão esclarecer dúvidas sobre como atender a demandas de sementes já identificadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pela Conab, a partir de consultas às Superintendências Federais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Ministério da Igualdade Racial (MIR), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O encontro também será uma oportunidade para que os produtores conheçam os critérios de acesso, os recursos disponíveis e demais atualizações.

As inscrições para participar do PAA, na modalidade de aquisição e distribuição de sementes, mudas e materiais propagativos, estão abertas desde o último dia 15. O prazo para envio de propostas à Companhia, por meio de formulário e projeto anexo no sistema PAANet, vai até o próximo dia 20 de junho. Cada organização fornecedora poderá acessar até o valor máximo de R$ 1,5 milhão por ano, sendo que o limite por unidade familiar é de R$ 15 mil. Vale destacar que esse limite não é exclusivo e concorre com a aquisição de alimentos. Ou seja, caso a organização ou família já tenha enviado proposta com produtos alimentícios, deve considerar o valor recebido anteriormente, de forma que não ultrapasse o teto estabelecido pelas normas da CDS.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Família de Camaquã pede ajuda após grave acidente com ciclista

Sidinei Bender, de 40 anos, teve traumatismo craniano e segue em estado gravíssimo. Ele passou…

4 horas ago

Agricultores realizam protesto em Tapes por renegociação de dívidas com o governo federal

Manifestação reivindica a securitização, o que facilitaria o acesso ao crédito e alívio financeiro aos…

4 horas ago

Camaquã intensifica campanha “Faça Bonito” no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Campanha conjunta do projeto Libertar e da Secretaria Especial da Mulher, Trabalho e Ação Social,…

5 horas ago

Após críticas, governo volta atrás em IOF para fundos de investimento, mas mantém alta para o cidadão

Medida deve elevar custos para consumidores, enquanto fundos de investimento ficam de fora do reajuste

6 horas ago

HNSA abre vaga de estágio para Camaquã

Vaga é exclusivamente para o sexo masculino

7 horas ago

Estudantes da rede pública terão pré-inscrição automática no Enem

Ministro também anunciou que exame dará certificação do ensino médio

7 horas ago

This website uses cookies.