Categories: Agro

Conab estima produção de 40,18 milhões de toneladas de grãos

O Rio Grande do Sul deve produzir 40,18 milhões de toneladas de grãos na safra 2023/24, o que representa uma alta de 45,7% em relação ao ciclo passado, quando foram produzidas 27,58 milhões de toneladas. O estado gaúcho registra, ainda, uma estimativa de aumento de 0,6% na área plantada, chegando a 10,35 milhões de hectares. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou nesta terça-feira (12) o seu 6º Levantamento de Safra de Grãos.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

“A projeção da Companhia indica uma melhora na produção de todas as principais culturas no estado, com destaque para alimentos, como o arroz. Isso mostra a grande capacidade dos agricultores e a força da agricultura gaúcha, impulsionadas pela tecnologia no campo e por políticas públicas de incentivo à produção agrícola”, afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto.

O estado deve produzir 7,47 milhões de toneladas de arroz e 75,6 mil toneladas de feijão. As altas são de 7,7% e 6,9%, respectivamente. As áreas de plantio também têm projeção de aumento nesta safra, de 4,3% no arroz, chegando a 900 mil hectares; e de 1,9% no feijão, chegando a 48,5 mil hectares.

Para a produção de soja, são estimadas 21,89 milhões de toneladas, um aumento de 68,1% se comparado com a safra passada. A área destinada ao plantio da leguminosa também aumentou, em 1,8%, passando para 6,67 milhões de hectares.

Em relação ao milho, a Conab prevê um aumento de 40,3% na produção, chegando a 5,24 milhões de toneladas. A área ocupada com a cultura é de 831,5 mil hectares. Já a produção de trigo deve ser de 4,38 milhões de toneladas, 51,1% a mais do que na safra 2022/23. A área destinada ao plantio do cereal é de 1,40 milhão de hectares, uma queda de 6,5%.

Conab estima produção de 40,18 milhões de toneladas de grãos. Foto: Olímpio Pereira de Oliveira/Embrapa

Dados nacionais da Conab

De acordo com a Conab, a produção brasileira de grãos deverá atingir 295,6 milhões de toneladas na safra 2023/24. O volume representa uma queda de 7,6% no resultado obtido no ciclo anterior, ou seja, 24,2 milhões de toneladas a menos a serem colhidas. A queda é reflexo, principalmente, da redução em torno de 7,1% na produtividade média esperada, que sai de 4.072 quilos por hectare para 3.784 kg/ha.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Nota de falecimento: Maria Lucia da Silva morre aos 88 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Camaquense

2 minutos ago

Vídeo: vândalo coloca fogo em entulho em Arambaré

Sinistro ocorreu na madrugada deste sábado (03)

24 minutos ago

Grêmio enfrenta desfalques importantes com lesão de Villasanti

Pavón e Arezo podem ser relacionados para partida contra o Santos

2 horas ago

Inter enfrenta Corinthians sem Carbonero; confira a lista de relacionados

Saiba quem são os desfalques colorados para a partida

2 horas ago

Chuvisca espera 15 mil visitantes na Festa do Fumo e Agrifest

Saiba qual a programação completa do evento neste fim de semana

2 horas ago

Comércio de Camaquã abre neste domingo para compras do Dia das Mães

Saiba quais serão as próximas datas em que haverá a abertura das lojas em domingos

3 horas ago

This website uses cookies.