Categories: Brasil

Congresso decreta luto oficial pelas 10 mil mortes por covid-19 no Brasil

Neste sábado (9) em que o país atinge o número de 10 mil mortes em decorrência da pandemia de coronavírus, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, editaram ato conjunto decretando luto de três dias no Congresso Nacional.

Por esse período, a Bandeira Nacional e a do Mercosul permanecerão hasteadas em funeral, a meio-mastro. O hasteamento ocorreu no início da tarde deste sábado, em breve cerimônia com a participação das polícias das duas Casas Legislativas. Enquanto durar o luto, estão proibidas celebrações, comemorações ou festividades.

Publicidade

Em nota, os presidentes do Senado e da Câmara afirmam que a medida é um ato de solidariedade e respeito do Congresso Nacional à dor das famílias brasileiras que perderam seus entes queridos, sem poder render-lhes as devidas homenagens.

“É uma tragédia que nos devasta mais a cada dia. Este Parlamento, que representa o povo e o equilíbrio federativo desta nação, não está indiferente a este momento de perda, de tristeza e de pesar. A situação que estamos vivendo é lamentavelmente singular”, ressaltam.

Eles destacam ainda que o Congresso tem feito a sua parte ao aprovar medidas legislativas de suporte às pessoas, aos governos e às empresas.

“Quando se trata de proteger a vida dos brasileiros, que é o valor maior, não há dúvida quanto ao caminho a ser trilhado; não há hesitação possível”, afirmam.

Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia encerram o documento pedindo a todos que mantenham as recomendações das autoridades de saúde, para diminuir o ritmo de contágio da doença, à espera de um retorno seguro e definitivo à normalidade.

O Brasil registra atualmente cerca de 146 mil casos da doença. O país é o sexto com mais mortes no mundo (10 mil). Os cinco países com mais vítimas fatais até este momento, de acordo com as estimativas, são: Estados Unidos (69,88 mil), Reino Unido (31,24 mil), Itália (30,2 mil), Espanha (26,25 mil) e França (26,18 mil).

Balanço divulgado neste sábado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta 3,8 milhões casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em todo o mundo. O total de mortes chega a 265,8 mil.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Camaquã e São Lourenço do Sul firmam acordo para retomar balsa da Pacheca

Parceria entre os municípios busca restabelecer travessia entre comunidades da divisa

34 minutos ago

Secretaria de Saúde promove vacinação contra a gripe neste sábado (31) em Camaquã

Vacinação ocorrerá das 8h30 às 14h30, na Secretaria Municipal de Saúde e no estacionamento do…

52 minutos ago

Horóscopo para esta sexta, dia 30 de maio de 2025

Deixe que o otimismo seja a bússola que guia seus passos neste dia

2 horas ago

Comércio de São Lourenço do Sul terá horário especial aos domingos

Acordo entre Sindilojas e SECPEL define regras para trabalho em datas comemorativas de 2025 e…

2 horas ago

Mulher de 22 anos é presa por tráfico em Camaquã

Também nesta quinta, um foragido foi preso pela Polícia Civil

3 horas ago

Camaquã recebe a próxima edição do Giro pelo Rio Grande

Evento ocorrerá no próximo dia 09 de junho, no Teatro do Sesc; saiba como participar

3 horas ago