A comitiva de representantes dos fumicultores e de deputados gaúchos que acompanham a 5ª Conferência das Partes (COP 5), em Seul, na Coreia, recebeu ontem (quinta-feira, 15) uma resposta positiva da delegação oficial brasileira no encontro sobre um dos pontos a ser debatido. Os representantes do Brasil elaboraram um documento, retirado o item 6.3, que fala sobre limitar e reduzir a área plantada de tabaco, os incentivos à produção e a redefinição do papel das instituições que promovam o tabaco, bem como a orientação técnica aos produtores.
Na reunião, mantida com o secretário de Segurança Institucional, Fabrício Araújo Prado, estiveram presentes o presidente da Afubra, Benício Albano Werner; deputados gaúchos Adolfo Brito, Marcelo Moraes e Pedro Pereira, prefeito de Venâncio Aires Airton Artus e os representantes da Fetaesc, Irineu Berezanski e Adriano Cunha. Segundo o presidente da Afubra, o secretário, durante duas horas, teria falado sobre a elaboração deste documento. “Ele deixou bem clara a unidade da delegação brasileira em propor e defender esta proposta que tem um parecer favorável da quase totalidade dos países”, frisou Werner.
Para Werner, a expectativa de aprovação dessa proposta traz um alento aos setor tabaco. “Era um assunto que nos deixava muito preocupados e, após o secretário ter nos passado a expectativa da delegação oficial brasileira, vemos que o assunto possa estar sendo resolvido a contento”, afirmou Benício, comparando a questão com um jogo de futebol, onde, “no segundo tempo, aos 37 minutos, estamos ganhando de 4 a 0, tal é a probabilidade de aprovação”.
Os demais membros da comitiva gaúcha e catarinense não compareceram ao encontro pois estavam em visitação à região produtora de tabaco – a convite do Presidente da Associação da Coreia -, que, nesse período, comercializam seu produto.
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.