O Corpo de Bombeiros registrou uma queda de 83% em ocorrências de incêndios em vegetações e lixos no mês de fevereiro. As informações correspondem ao balanço divulgado pela corporação nesta quinta-feira (04) em comparação com o mesmo período de 2020 em Camaquã.
No total foram 42 ocorrências, sendo 38 em Camaquã, três em Cristal e uma em Cerro Grande do Sul. Segundo a 1º Tenente Simone da Rosa Baldi, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar padrão Comunitário de Camaquã, em comparação com o período do ano passado, houve uma redução de 26% no número de ocorrências, no ano anterior foram registradas 53 ocorrências em fevereiro, mas a grande queda foi em incêndios.
Segundo Simone, o Corpo de Bombeiros tem solicitado que as pessoas tenham cuidado com o manejo das queimadas, pois em janeiro havia acontecido 29 incêndios em vegetação ou lixo. Ainda, conforme a Comandante, em fevereiro do ano passado foram 22 chamados em lixo/vegetação e no mês passado somente cinco. A redução de janeiro para fevereiro foi de 83% e em comparação a fevereiro de 2020 foi na ordem de 77%. A população entendeu a preocupação dos Bombeiros, conclui.
Entre os destaques do mês foi a atuação em um possível caso de suicídio onde um homem teria pulado da ponte da Avenida Cônego Luiz Walter Hunquet, a Faixinha. Após a retirada da vítima da água e executados os procedimentos de primeiros socorros foi declarado o óbito por um médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência.
Ainda no dia quatro de fevereiro, o corpo de bombeiros prestou atendimento em um acidente de trânsito entre um caminhão e uma caminhonete na BR-116 em Barra do Ribeiro, área do Corpo de Bombeiro Militar de Guaíba. A ocorrência teve apoio do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros – SCAB de Arambaré. Na ocasião, o condutor da caminhonete, que era empresário em Camaquã e conhecido da guarnição, faleceu no local. “Não raras vezes atendemos emergências com conhecidos, faz parte do nosso dia a dia”, relata o Bombeiro Maykon Vieira dos Santos, servidor municipal de Camaquã. “Nos deparamos com a ocorrência quando já estávamos quase no nosso destino e era de um camaquense conhecido. Uma triste coincidência”, lamenta Maykon.
Ainda a corporação divulgou o balanço de ações em Arambaré, sendo atendidas 15 ocorrências em fevereiro. A unidade SCAB de acordo com a legislação, é um serviço de bombeiro voluntário regularizado junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul – CBMRS estando vinculado e subordinado operacionalmente ao Pelotão de Bombeiros Militar de Camaquã.
Confira os dados:
Emergência | Quantidade
Ações Preventivas – 21
Incêndio – 11
Salvamento/Busca/Resgate – 10
Total: 42
Incêndio | Quantidade
Estufa de Fumo – 2
Lixo – 3
Residência – 2
Vegetação – 2
Veículo – 2
Total: 11
Município Fev/2021 | Acumulado
(últimos 12 meses)
Camaquã: 38 580
Demais municípios: 4 95
Total: 42 675
Para evitar acidentes o corpo de bombeiro recomenda:
Use cinto de segurança;
Se beber não dirija.
Se for dirigir não beba;
Obedeça aos limites de velocidade;
Faça revisões periódica em seu veículo e garanta sua segurança;
Crianças devem ser conduzidas no banco traseiro do veículo com o uso de cadeirinha, se necessário, sempre com o cinto de segurança ajustado;
Evite queimadas: não jogue lixo e nem bitucas de cigarro na estrada.
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…
Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
This website uses cookies.