Corte no Bolsa Família excluiria 905 mil pessoas de programa no RS

Caso avance a proposta de cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família no próximo ano, 905,1 mil pessoas poderiam ser excluídas do programa no Rio Grande do Sul. A projeção é do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), elaborada como forma de combater a ideia defendida pelo relator do orçamento 2016 do país, deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), como opção para o Palácio do Planalto buscar o reequilíbrio fiscal. Em todo o Brasil, 23,2 milhões perderiam o benefício, indica a simulação do MDS.

A pasta estima que o número de 905,1 mil pessoas, equivalente a 63,7% do total de beneficiários no Estado, signifique 260,1 mil famílias impactadas. Desse contingente, para um grupo de quase 247 mil pessoas, ou 75,1 mil famílias, os reflexos seriam mais graves. A saída do programa de transferência de renda, sustenta o ministério, significaria a entrada delas na pobreza extrema.

Publicidade

A cientista política Ana Júlio Possamai, da Fundação de Economia e Estatística (FEE), vê desdobramentos diretos e indiretos caso a proposta de corte, que deverá ser apreciada pelo Congresso, seja colocada em prática. A perda da renda teria reflexo econômico negativo nos pequenos estabelecimentos de comércio e serviços das comunidades carentes onde há um grande número de beneficiários.

Além disso, haveria risco de retrocesso na atenção à saúde e aumento da evasão escolar. Para ganhar o Bolsa Família, há obrigação de os responsáveis garantirem a frequência das crianças nos colégios e visitas a unidades básicas de saúde para acompanhamento nutricional e vacinação.

— O que mais preocupa é que, se essas famílias forem abandonadas, haverá impacto em todo o arcabouço do programa, que não é apenas transferência de renda. Essas crianças têm acompanhamento de saúde, como a vacinação, e de frequência escolar. Será que elas continuarão a receber os mesmos cuidados? — questiona a cientista política, temendo que, sem a obrigação vinculada ao benefício, os pais deixem de dar importância às contrapartidas.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

15 horas ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

18 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

19 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

20 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

21 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

21 horas ago

This website uses cookies.