Cotas PIS/Pasep: está terminando prazo para saques de menores de 60 anos

Trabalhadores com menos de 60 anos têm mais uma semana para sacar o saldo que ainda tiverem nos Fundos PIS/Pasep. O prazo termina no dia 28 e não há previsão de ser prorrogado. Têm direito ao benefício trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep entre 1971 e 4 de outubro de 1988 e que ainda não retiraram o valor total de cotas. A partir de 29 de setembro, só será possível receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos na Lei 13.677/2018 – para maiores de 60 anos, nos casos de aposentadoria e invalidez do titular.

Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem dinheiro a receber. Isso porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Publicidade

Segundo a Caixa Federal, cerca de 4,5 milhões de pessoas ainda não resgataram o benefício, contabilizando R$ 6,3 bilhões disponíveis até o último dia útil de setembro. A instituição não informou quantos gaúchos ainda não retiraram o dinheiro até agora. No começo do mês, entretanto, 868.582 trabalhadores no Estado estavam nessa situação.

Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites relativos ao PIS (trabalhadores do setor privado) ou ao Pasep (trabalhadores do setor público). A consulta permite ver o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

Crédito em conta e rede de atendimento

Outros canais para consultar o benefício são o APP Caixa Trabalhador, disponível para download nas plataformas Android e IOS. O APP é gratuito e as informações são encontradas ao se clicar no link “Informações Cotas do PIS”, no qual o trabalhador deverá informar o CPF ou NIS, data de nascimento para saber se possui saldo de cotas do PIS. Verifique abaixo qual o canal mais adequado na Caixa para o saque de acordo com o valor:

No Banco do Brasil, para o Pasep, para saldo de até R$ 2,5 mil é possível transferir valores via TED para conta em outro banco. Para quem sacar o dinheiro nas agências do BB será preciso apresentar documento de identidade.

Com o objetivo de ampliar o recebimento do benefício, o Ministério do Planejamento coordenou um acordo com oito bancos privados para que os beneficiários com conta nesses bancos possam receber automaticamente por meio de crédito em conta. O cronograma pode ser consultado no portal da Febraban.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 16 de maio – Ocorre o primeiro Oscar

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

3 horas ago

Advogado do RS suspeito de fraudes envolvendo aposentados e servidores é preso em Mato Grosso do Sul

Daniel Fernando Nardon estava foragido do e foi detido nesta quinta-feira no município de Dourados…

8 horas ago

CMPC impulsiona economia gaúcha com fábrica bilionária em Barra do Ribeiro

Em entrevista, o consultor de Relações Institucionais da CMPC Brasil, Daniel Andriotti, detalhou o projeto…

9 horas ago

Polícia Civil indicia advogado por suspeita de ter movido 8 ações após morte de cliente

Daniel Nardon foi intimado pela Justiça e disse que não tinha conhecimento da morte do…

10 horas ago

CEEE Equatorial informa desligamento para renovação da rede elétrica em Camaquã

Desligamento está programado para ocorrer neste sábado (17), no interior do município

10 horas ago

Dom Feliciano celebra cultura polonesa na 2ª edição da PolskaFest

Evento, que ocorre nos dias 14 e 15 de junho, contará com entrada gratuita e…

10 horas ago

This website uses cookies.