Categories: Geral

Covid-19: Fiocruz diz que vacinação de crianças reduz circulação do vírus

O boletim da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira, apresenta um balanço da pandemia de covid-19 em 2021 no Brasil e aponta a informação como essencial para tomada de decisões. Diante do chamado “apagão de dados”, do Conecte Sus, os pesquisadores alertam que, na ausência de informações, as imprecisões são ampliadas, impedindo a adoção de medidas adequadas.

Além das falhas na divulgação de dados decorrentes do ataque hacker sofrido pelos portais e sites do Ministério da Saúde, os cientistas também apontam vulnerabilidades e fragilidades no preenchimento dos formulários nos estabelecimentos de saúde e municípios, além de atrasos ou interrupções na divulgação de informações.

Publicidade

O estudo destaca ainda outros dois grandes desafios para o país no enfrentamento à covid-19 em 2022. Um deles é o surgimento de novas variantes, sendo a principal preocupação no momento a propagação da Ômicron. Os pesquisadores alertam que, combinada com a maior circulação de pessoas nas férias e festas de fim de ano, o número de casos, internações e óbitos pode aumentar, a exemplo do que ocorreu no final de 2020, quando a variante Gama foi identificada.

Outro desafio apontado pelos cientistas diz respeito ao processo de politização das medidas de enfrentamento da pandemia, com a desvalorização de medidas preventivas, propagação organizada de fake news e a criação de um clima de descrédito e desconfiança em relação às vacinas.

O estudo ainda destaca como fundamental a vacinação das crianças contra a covid-19. No Brasil, desde o início da pandemia houve 301 óbitos por covid-19 na faixa etária de 5 a 11 anos. Segundo o Boletim, embora o quadro da covid em crianças seja de sintomas mais leves e com risco mais baixo que em outras faixas etárias, não se deve desconsiderar a ocorrência de quadros mais graves. Além disso, os pesquisadores afirmam que a vacinação nessa faixa tem um papel importante na cadeia de transmissão, reduzindo a circulação do vírus.

Fabiana Sampaio/Agência Brasil

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Governo Federal entrega mais 50 novas casas em Porto Alegre

Ato ocorreu nesta quarta-feira (14), através da Secretaria de Reconstrução

37 segundos ago

ExpoCamaquã 2025: SulTV transmite palestra sobre agronegócio nesta quarta-feira

Feira multisetorial ocorrer de 12 a 18 de maio no Parque de Eventos Dorval Ribeiro

33 minutos ago

Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador

Publicou mais de 260 obras que venderam 10 milhões de exemplares

1 hora ago

Mais de 130 apostas acertam a quina e faturam R$ 26 mil na Mega-Sena

As dezenas sorteadas foram: 02 – 04 – 14 – 18 – 22 – 44

2 horas ago

Nota de falecimento: Homero Marques Prestes morre aos 67 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Camaquense

2 horas ago

Polícia Federal realiza operação de combate a crimes sexuais contra crianças no RS

Ação nacional realizada nesta quarta-feira (14), mobilizou centenas de policiais para proteger crianças e adolescentes

2 horas ago

This website uses cookies.