Categories: Saúde

Covid-19: risco de morte por covid-19 em jovens é três vezes maior para não vacinados

Uma nova análise da Secretaria da Saúde (SES) aponta que, em 2022, o risco de morte por covid-19 entre os jovens de 12 a 29 anos foi 3,2 vezes maior para quem não foi vacinado com nenhuma dose em comparação com quem tinha, ao menos, o esquema primário completo (duas doses ou dose única). É justamente nesta faixa etária, entre as pesquisadas, que ocorre o maior número de pessoas que não fizeram ainda nem a primeira dose e que não completaram o esquema básico.

O aumento no risco de óbito pelo coronavírus também é perceptível nas demais idades. Entre os adultos dos 30 aos 59 anos, uma pessoa sem nenhuma dose teve 5,1 vezes mais chance de morte por covid-19 que uma pessoa com esquema primário completo. Entre os idosos, essa razão de risco foi 5,7 vezes maior.

Publicidade

Pela análise, a faixa dos 12 aos 29 anos é a que apresenta pior cobertura vacinal. Enquanto a porcentagem de pessoas com, ao menos, esquema primário completo (duas doses ou dose única) é de 93% na faixa dos 30 aos 59 anos e de 98%, nas pessoas acima dos 60 anos, esse índice no intervalo dos 12 aos 29 anos é de 82% apenas. Além disso, quase 7% da população nesta idade não fez ainda nem a primeira dose, o que representa cerca de 194 mil pessoas, proporção maior do que nas demais faixas.

Segunda dose em atraso

Também é a população adolescente e adulta jovem a com maior número de pessoas com a segunda dose em atraso. Entre as 684 mil pessoas que fizeram a primeira dose mas não voltaram ainda para a segunda dentro do prazo preconizado, 290 mil têm entre 12 e 29 anos. Cerca de 223 mil tem 30 anos ou mais, enquanto 170 mil são crianças dos 5 aos 11 anos.

Vacinação no RS

Dados até quarta-feira (6/7) mostram que o Rio Grande do Sul já aplicou mais de 25 milhões de doses contra a covid-19 desde janeiro de 2021. Entre a população vacinável (com mais de 5 anos), 93,6% realizou ao menos uma dose, 86,3% completou o esquema primário. Também já são mais de 5,3 milhões de pessoas com a primeira dose de reforço e outras 1,2 milhão com a segunda dose de reforço.

TEXTO: Secretaria Estadual da Saúde

Redação de Jornalismo

Equipe de jornalismo digital da Rádio Acústica FM.

Recent Posts

PRF prende traficante e apreende nove quilos de crack em Caçapava do Sul

Drogas estavam escondidas no painel de um Up em compartimento oculto com acionamento eletrônico

21 minutos ago

Numismática: como negociar cédulas de 2 reais Valiosas

Saiba quais as notas mais cobiçadas pelos colecionadores

46 minutos ago

Surfe: Filipe Toledo conquista título da etapa de Gold Coast

Vitória faz brasileiro ganhar cinco posições no ranking da WSL

50 minutos ago

Polícia prende suspeitos de furtar lojas e supermercados em Pelotas

Trio já estava na BR-116 rumo a Porto Alegre, quando foram presos em flagrante

1 hora ago

Salário Maternidade: saiba como o INSS beneficia quem faz a adoção de crianças

Benefício é pago por 120 dias, quando o juiz decide em favor, reconhecendo o vínculo…

1 hora ago

Camaquã se prepara para apoiar nova planta da CMPC

A reunião abordou a prospecção de novos investimentos

1 hora ago

This website uses cookies.