Categories: NotíciasSaúde

Cremers alerta sobre risco de precarização do atendimento médico

Neste sábado (08), o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), concedeu uma entrevista à Rádio Acústica FM, onde expressou sérias preocupações sobre a recente decisão do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) de terceirizar serviços de pediatria. O presidente destacou os riscos de precarização do atendimento médico, um movimento que contraria o histórico do hospital como um centro de formação de especialistas renomados.

“Fomos surpreendidos pelo Grupo Hospitalar Conceição, que é conhecido e reconhecido nacionalmente, com um edital para terceirização dos seus serviços de Pediatria,” afirmou. Ele enfatizou que essa medida pode levar à precarização do serviço, citando exemplos de terceirizações malsucedidas em hospitais federais no Rio de Janeiro. “Nosso maior receio é que a terceirização traga consigo uma degradação da qualidade do atendimento,” alertou.

 

Publicidade

Durante a entrevista, o presidente do Cremers também explicou os próximos passos a serem seguidos após a notificação enviada ao GHC:

“O hospital, sendo uma instituição pública subordinada ao Ministério da Educação, deve contratar profissionais por meio de concursos públicos, e não terceirizar serviços. Estamos aguardando a resposta do Grupo Hospitalar Conceição para decidir se judicializamos a questão ou se buscamos uma solução política,” detalhou.

 

A preocupação do Cremers é reforçada pela importância de manter um vínculo entre os profissionais e a instituição:

“O profissional tem que vestir a camiseta daquela instituição. Na terceirização, isso se perde, e o resultado é um atendimento fragmentado e de menor qualidade,” explicou. Ele destacou que, além da perda de qualidade, a falta de um vínculo estável com a instituição pode trazer problemas graves em momentos críticos, como o atual aumento sazonal de doenças respiratórias.

 

A entrevista também abordou a problemática de outros setores da saúde e segurança sendo terceirizados, comparando com a situação do GHC:

“Imaginemos se terceirizássemos o Poder Judiciário ou o Ministério Público? Precisamos garantir que os profissionais de saúde tenham um vínculo estável e continuado com as instituições para assegurar a qualidade do atendimento,” argumentou.

O presidente do Cremers finalizou a entrevista destacando a importância da transparência e da formação adequada dos profissionais de saúde, não só para o bem-estar dos pacientes, mas para a segurança e eficácia dos serviços prestados:

“A terceirização, infelizmente, tem sido um sinônimo de precarização,” concluiu, deixando um alerta para toda a sociedade gaúcha sobre os riscos dessa prática no setor da saúde pública.

Confira a participação do presidente do Cremers

 

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (05)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

1 hora ago

WSL: Italo Ferreira estreia com vitória na etapa de Gold Coast

Líder do ranking, surfista potiguar avança direto para terceira fase

15 horas ago

Camaquã se destaca nas XXII Olimpíadas Especiais das APAEs com vitórias e vagas para as nacionais

Olímpiadas ocorrem de 01 a 04 de maio, no complexo esportivo da Ulbra, em Canoas

15 horas ago

Incêndio em vegetação cobre parte de Dom Feliciano com fumaça

Sinistro ocorreu na tarde deste sábado (03), próximo à área central do município

16 horas ago

Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam nesta segunda-feira (5)

17 horas ago

Caixa libera abono salarial para nascidos em maio e junho

Calendário de pagamento ocorre de acordo com mês de nascimento

18 horas ago

This website uses cookies.