Categories: BrasilSaúde

Cresce número de bebês internados por desnutrição no Brasil

Em média 8 bebês com menos de 1 ano foram internados por dia, no Brasil, por problemas relacionados a desnutrição, em 2021. No total, ocorreram  2.979 hospitalizações nessa faixa etária, o maior número absoluto dos últimos 13 anos. E um novo recorde deve ser batido em 2022, já que até o dia 30 de agosto a média diária tinha sido de 8,7, um aumento de 7%.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!  

Publicidade

Os dados são do Sistema Único de Saúde e foram compilados pelo Observa Infância, uma iniciativa da Fiocruz e da Universidade Unifase.  E apontam que a taxa de internações a cada 100 mil nascidos vivos chegou a 113 no ano passado, um salto de 51% em relação à registrada em 2011, que foi  75 internações de crianças desnutridas.

O coordenador do Observatório, Cristiano Boccolini ressalta que muitos fatores contribuíram para essa alta expressiva.

Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui 

Os dados mostram ainda que bebês pretos e pardos são os que mais precisaram ser internados para se recuperar de desnutrição, sequelas da desnutrição ou de deficiências nutricionais. Eles respondem por 2 de cada 3 registros feitos entre janeiro de 2018 e agosto de 2022, considerando os casos em que há anotação de raça ou cor.

Já a análise por regiões mostra que a situação é mais crítica no Nordeste, onde a taxa a cada 100 mil nascidos vivos chegou a 171, ou 51% a mais do que a nacional. Também preocupa o aumento de 30% no centro-oeste, de 2020 a 2021.

Boccolini ressalta que mesmo que o SUS consiga recuperar essas crianças, as consequências para o seu desenvolvimento podem ser irreversíveis.

Além disso, de acordo com Boccolini, ainda que o número de mortes por desnutrição não tenha subido junto com as internações, a falta de nutrientes pode ter contribuído para o agravamento de outros quadros que levaram a óbito. Em estudos anteriores, o Observa Infância já identificou que mais de 50 mil bebês morreram entre 2018 e 2020 de causas evitáveis, incluindo diarreia e pneumonia.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas no último ano foram repassados R$ 345 milhões aos municípios para ações voltadas a crianças e gestantes com problema de nutrição. Além disso, o Brasil tem duas estratégias com o objetivo de prevenir e controlar a carência de micronutrientes: o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A e o programa Nacional de Suplementação de Ferro e Estratégia NutriSUS.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Mulher morre após capotamento na BR-116 em São Lourenço do Sul

Veículo estava a serviço da Secretaria de Saúde do município de Arroio Grande

9 horas ago

Passos após a eleição de um novo Papa: entenda a cerimônia

Ritual católico segue um roteiro tradicional e solene

10 horas ago

Cardeal americano Robert Francis Prevost é eleito Papa e adota o nome de Leão XIV

Primeira vez que um norte-americano assume o trono de Pedro

11 horas ago

Conclave elege novo papa nesta quinta-feira (08)

Fumaça branca saiu da Capela Sistina e sinalizou ao mundo que os cardeais chegaram a…

13 horas ago

INSS determina bloqueia de descontos de empréstimos consignados

Decisão cumpre determinação do TCU, com objetivo de evitar irregularidades em descontos vinculados a aposentadorias

14 horas ago

This website uses cookies.