Categories: NotíciasSaúde

Crise na Pediatria: Diretor do SIMERS fala sobre falta de leitos e profissionais

O inverno se aproxima no Rio Grande do Sul, com isto se gera um alerta sobre a redução significativa de leitos pediátricos nos hospitais e carência de profissionais em diversas regiões do Estado. Em entrevista ao Programa Primeira Hora desta segunda-feira (01), o diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Fernado Uberti Machado, falou sobre o impacto desta situação no RS e destacou fatores que favoreceram esta superlotação das emergências.

Conforme o médico, esta situação se agrava desde 2022, um fator que se agrava no período de inverno como as mudanças climáticas:

Publicidade

“Há uma rede insuficiente de leitos no Estado, como UTIS, há uma má distribuição de profissionais e isso ocorre não só com pediatras, mas com várias especialidades. Não há uma política pública que atraia e fixe profissionais”, diz Uberti.

De acordo com levantamento realizado pelo Simers, entre 2019 e 2023 houve uma redução de 4% do número de serviços de Urgência e Emergência, tanto particulares como pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O mesmo percentual se aplica para os leitos complementares de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Já em Porto Alegre, foram 16% a menos dos leitos existentes no período, com uma redução de 20% apenas dos leitos SUS.

O número de profissionais de pediatria no Estado é suficiente, segundo o diretor, que aponta que ocorre uma má distribuição destes por parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Machado afirma que faltam condições estruturais e remuneratórias que promovam a adesão ou permanências dos médicos pelo SUS, com isto resultando numa crise na saúde pública.

Confira a entrevista com o doutor Fernando Uberti Machado

Acompanhe as ações do SIMERS voltadas aos profissionais gaúchos

Com uma base de mais de 15 mil associados, a instituição esta envolvida com todos os assuntos relevantes para a saúde, bem como ofertamos uma gama de serviços especializados que otimizam o cotidiano dos médicos. Em nossa essência está a incansável defesa dos direitos da categoria médica.

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

7 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

12 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

13 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

15 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

15 horas ago

This website uses cookies.