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Crítica: ‘Top Gun: Maverick’ arrasa com estilo, cenas de ação imperdíveis e emoção

Desde os primeiros tons doces de sua partitura sintetizada até a fonte Univers Ultra Condensed usada em seus créditos de abertura, “Top Gun: Maverick” anuncia em termos inequívocos que sente a necessidade … a necessidade de torcer cada sorriso nostálgico, torcer e chorar pode de fãs do original de 1986.

Repetindo o prólogo de seu antecessor quase batida por batida – aquela música cheia de adrenalina nos levando para a zona de perigo; aqueles caças elegantes e vagamente fálicos decolando e pousando em um enorme porta-aviões enquanto caras de aparência legal gesticulam em semáforos de aparência legal; tudo encharcado de um brilho romântico de hora mágica – “Top Gun: Maverick” sabe exatamente o que está fazendo e como executar o plano.

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Como os ases hipercompetentes no centro da história, este é um filme que define seu caminho desde o início e se apega a ele com sutileza, estilo descomplicado e mais do que alguns ataques de emoção. Que “Top Gun: Maverick” funciona tão bem pode certamente ser atribuído a Tom Cruise, que criou o personagem-título, o piloto que desrespeita as regras, trai a morte e quebra o coração, Pete Mitchell (indicativo de chamada Maverick).

No primeiro filme, Pete estava resolvendo alguns problemas com o papai enquanto aprendia a abater os MiGs soviéticos; 30 anos depois, ele ainda é capitão da Marinha dos EUA, trabalhando como piloto de testes e, em um prelúdio lindamente encenado do que está por vir, aproximando-se da estratosfera para evitar a obsolescência nas mãos de drones que voam remotamente.

Logo, Pete é chamado de volta para a escola de aviadores Top Gun em San Diego, onde ele é encarregado de ensinar uma nova classe de pilotos de elite a voar em uma missão taticamente impossível. Ele trouxe seus problemas com o pai com ele, desta vez na forma de culpa persistente pela morte de seu melhor amigo Goose (interpretado por Anthony Edwards em “Top Gun”) e o fato de que um de seus alunos é o filho amargo de Goose, Bradley (Miles Caixa).

O indicativo de Bradley é Galo, que aprendemos em uma cena barulhenta de bar apresentando o novo grupo de jóqueis arrogantes; eles têm sinais de chamada como Coyote, Fanboy e Omaha, mas também podem ser Callback, Easter Egg e Reference em um filme repleto de todos os três.

Em mãos menos habilidosas, tais acenos constantes ao passado pareceriam indulgentes e preguiçosos. Mas Cruise recrutou sua própria equipe para transformar uma recauchutagem sem graça em um belo, ocasionalmente engraçado e inteligente exercício de escapismo que, em muitos aspectos, supera o clássico que está seqüenciando.

Por um lado, o próprio Pete se tornou um protagonista muito mais interessante, perdendo o ar arrogante de petulância e impunidade e se tornando um homem com alguns quilômetros de distância. Ele ainda está sendo repreendido pelos superiores (interpretado com aspereza perfeita por Ed Harris e Jon Hamm), e eles ainda não conseguem resistir a seus encantos, terminando quase todas as discussões olhando para ele com adoração. (“Ele é o homem mais rápido vivo”, um deles murmura.)

“Top Gun: Maverick” segue a estrutura do primeiro filme, pontuando cenas de rivalidade, sedução e acertos de contas pessoais com testes de voo cada vez mais difíceis e duelos simulados, tudo culminando em uma batalha genuinamente espetacular e climática em tempo real.

Sejamos honestos: o filme de 1986, dirigido por Tony Scott a partir de um roteiro de Jim Cash e Jack Epps Jr., era brega a ponto de ser camp. (Aquele jogo de vôlei em câmera lenta, jogado por flyboys bronzeados e sem camisa, ainda reina supremo como a cena homoerótica mais hilária do cinema do século XX.)

Kosinski recrutou um elenco fantástico para interpretar os jovens pilotos que estão constantemente brigando e brigando entre si: Teller ferve de forma convincente com uma raiva não resolvida de Pete; dentro da coleção anônima de jogadores coadjuvantes, Jay Ellis, Glen Powell e Lewis Pullman são particularmente eficazes como Payback, Hangman e Bob.

Esse último indicativo de chamada é apenas um exemplo do humor discreto que percorre “Top Gun: Maverick”, que satisfatoriamente nunca recorre a zombarias ou piscadelas presunçosas. Embora Jennifer Connelly tenha uma performance impressionantemente relaxada e atraente como Penny, o dono do bar com quem Pete se reconecta após um rompimento aparentemente confuso há vários anos, o público sabe que a verdadeira história de amor em um filme “Top Gun” é entre os pilotos e seus alas.

Na sequência mais comovente do filme, Pete vai ver seu velho amigo Homem de Gelo (Val Kilmer), que pode estar fisicamente diminuído, mas não menos distinto; é um momento de tirar os lenços jogado com bom gosto, contenção e sinceridade que é tão desarmante quanto silenciosamente autêntico.

No centro de todas as reviravoltas e queimas, curvas, mergulhos e brincadeiras, está Cruise – mais cansado, mais cauteloso, mas ainda no controle completo como poucas outras estrelas que cruzaram o século 21. Como artista, ele é ao mesmo tempo autoritário e generoso, sabendo exatamente quando recuar, quando lançar uma piada autodepreciativa e quando se tornar Tom Freaking Cruise em toda a sua glória sorridente e instintivamente carismática.

Como produtor, ele sabiamente levou quase 36 anos entre “Top Guns” para administrar a propriedade com cuidado e inteligência, resultando em um filme que parece familiar e novo nas proporções certas.

Entre suas muitas virtudes, a mais surpreendente é que “Top Gun: Maverick” não parece um videogame ou uma história em quadrinhos tridimensional ou um anúncio para um programa de TV. Ele se espalha extravagantemente pela tela em sua própria batalha contra a obsolescência, como se dissesse: Era assim que os filmes eram uma vez. E é assim que eles podem se parecer novamente.

Redação de Jornalismo

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