Confira dicas para evitar acidentes com energia elétrica durante temporais. Foto: Pixabay
Os temporais são eventos climáticos que podem causar diversos transtornos, incluindo interrupções no fornecimento de energia elétrica. A combinação de ventos fortes, raios e chuvas intensas aumenta o risco de acidentes com a rede elétrica. Pensando na segurança da população, reunimos algumas dicas importantes para evitar problemas durante os temporais.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Os temporais podem causar diversos transtornos, mas com os cuidados adequados, é possível evitar acidentes com a energia elétrica. Ao seguir as dicas apresentadas, você garante a sua segurança e a de sua família. Em caso de emergência ligue 190 ou 193.
A Defesa Civil emitiu nesta quarta-feira (23), um novo boletim com alerta para pancadas de chuvas e trovoadas ao longo do dia. A previsão alerta para a atuação de um sistema de baixa pressão (cavado) sobre o estado, associado a uma frente fria no oceano, que deixará a maior parte da metade norte do estado com clima instável e as demais regiões terão o céu nublado com pancadas isoladas.
Nesta quarta-feira (23), instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão sobre a Argentina se intensificam, trazendo chuva forte acompanhada de descargas elétricas, eventual queda de granizo e temporais isolados nas regiões Oeste, Campanha, Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales e Região Metropolitana e Porto Alegre (RMPOA). Os acumulados ficam entre 20 e 40 mm/dia em áreas da Campanha, Oeste, Norte e Vales, e abaixo de 15 mm/dia nas demais regiões. Além disso, as rajadas de vento associadas às instabilidades podem chegar aos 90 km/h. As temperaturas máximas variam entre 23 e 36 °C.
Durante a quinta-feira (24), o sistema de baixa pressão segue se aprofundando no Uruguai e Sul gaúcho, dando origem a um ciclone extratropical. Esse ciclone aliado a uma frente fria deve trazer tempestades com chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo e ventos intensos em todo o Rio Grande do Sul. As rajadas de vento variam de 60 a 80 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h nas áreas de instabilidades. Os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm/dia na Campanha, Oeste, Centro, RMPOA e Norte do Estado. Nas demais regiões, os volumes são inferiores a 30 mm/dia.
Na sexta-feira (25), o ciclone se afasta para o alto mar. Os ventos permanecem intensos em todo o Litoral, com rajadas até 80 km/h durante a madrugada e manhã, que deve perder intensidade gradualmente ao longo do dia. Além disso, ainda há variação de nebulosidade e chuviscos na metade Leste do Estado durante a manhã, enquanto a tarde o tempo deve voltar a ficar firme em todo o território gaúcho. As temperaturas mínimas variam de 14 e 19 °C, e as máximas ficam entre 21 e 25 °C.
A tendência é que, no sábado (26), ainda haja pancadas isoladas de chuva fraca em áreas do Centro, Costa Doce e RMPOA, devido a circulação dos ventos. Nas demais regiões, há condição de tempo firme. As temperaturas mínimas estarão em declínio, variando de 8 e 16 °C, enquanto à tarde, ficam entre 19 e 28 °C.
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
This website uses cookies.