Dalton Trevisan, um dos maiores autores do Brasil, morre aos 99 anos. Foto: Divulgação/Prefeitura
O escritor Dalton Trevisan, morreu nesta segunda-feira (09), aos 99 anos, na capital paranaense. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná em um comunicado e também pela família através de rede social. As causas da morte não foram informadas. A informação é do G1.
Conforme desejo do autor, o velório será aberto ao público. Nascido em Curitiba, em 14 de junho de 1925, Dalton Trevisan iniciou a carreira literária com a novela “Sonata ao Luar” e ganhou destaque nacional com “Novelas nada exemplares”.
Trevisan conquistou vários prêmios importantes, incluindo o Jabuti e o Camões — os mais importantes para autores em língua portuguesa. Em comunicado oficial do prêmio Camões, a organização divulgou que não havia conseguido contato com Dalton Trevisan para avisá-lo da homenagem.
Dalton Trevisan era avesso a conceder entrevistas desde os anos 1970, com uma vida reclusa em Curitiba — poucas pessoas tinham acesso a ele. Em 2021, o escritor deixou de morar na casa que se tornou ponto turístico para interessados em literatura, na esquina das ruas Ubaldino do Amaral e Amintas de Barros, no Alto da Glória.
A saída do local se deu por questões de segurança e também de saúde. Desde então, o contista morava em um apartamento, no centro de Curitiba.
Seus livros mostram uma Curitiba sombria, mas ao mesmo tempo lírica, onde a banalidade do cotidiano convive com dramas intensos, conforme a secretária de cultura na postagem sobre o falecimento.
“O Vampiro de Curitiba criou uma obra enraizada na capital paranaense, elevando suas ruas e seus bairros a verdadeiros personagens”, acrescenta.
A sua obra e sua personalidade reclusa lhe renderam o apelido de o “vampiro de Curitiba”. Trevisan, também conquistou o Prêmio Camões em 2012, em Lisboa.
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
Confira as alterações no funcionamento dos serviços
Secretário Clayton Dworzecki destacou as categorias disponíveis para se inscrever
Evento ocorreu no Instituto Caldeira em Porto Alegre
Urologista Rafael Fraga detalhou os sintomas da doença que atinge homens e mulheres
Descubra como ajudar Lelê e sua mãe, Micheli, que enfrentam juntas o desafio do tratamento
This website uses cookies.