Categories: Polícia

Decrab Camaquã identifica grupo criminoso responsável por furto de gado em General Câmara

A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Camaquã, anunciou a conclusão da “Operação Boqueirão”, uma investigação que resultou na identificação de um grupo criminoso de quatro pessoas envolvidas em furto de gado no município de General Câmara. O crime, que ocorreu no dia 22 de janeiro de 2024, resultou no furto de 12 cabeças de gado, avaliadas em R$ 35.000,00.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

As investigações tiveram início na Delegacia de Polícia de General Câmara, onde a equipe conseguiu capturar imagens de câmeras de monitoramento que permitiram a identificação do caminhão utilizado para o transporte dos animais. Com o apoio da Decrab Camaquã, foram localizadas cinco propriedades rurais suspeitas de serem os destinos do gado.

No dia 15 de março, as autoridades realizaram buscas em duas propriedades em Viamão, duas em Palmares do Sul e uma em Torres. Durante a operação, o caminhão utilizado no furto foi apreendido, mas o gado não foi encontrado. O proprietário do veículo prestou depoimento, mas não conseguiu explicar sua presença no local do crime.

Decrab Camaquã identifica grupo criminoso responsável por furto de gado em General Câmara. Foto: Divulgação | PC

Em abril, a Decrab Camaquã assumiu as investigações a pedido da 17ª Delegacia de Polícia Regional. Novas investigações revelaram evidências sobre a autoria do crime, a organização do furto e transações bancárias entre os envolvidos, indicando que o gado foi vendido por apenas R$ 8.000,00. Apesar das provas, os pedidos de prisão e mandados de busca foram parcialmente acatados, com o Judiciário autorizando apenas as buscas.

Em 5 de novembro, as buscas foram realizadas e três investigados foram ouvidos. Um deles revelou que o furto do gado tinha como objetivo financiar o tráfico de entorpecentes, afirmando que a decisão de cometer o crime partiu de um casal envolvido com o tráfico.

Em 17 de dezembro, a Decrab Camaquã solicitou novamente a prisão preventiva do grupo criminoso, mas o pedido foi negado pelo Ministério Público e pelo Judiciário.

Ao final da “Operação Boqueirão”, a Decrab indiciou o proprietário do caminhão e receptador da cidade de Torres, um dos autores do furto oriundo de Taquari, e um casal da cidade de Vale Verde, também envolvidos no furto e no tráfico de drogas. Na época do crime, todos residiam em General Câmara. A operação foi coordenada pelo Delegado Péterson da Silva Benitez, que destacou a importância do trabalho conjunto entre as delegacias para combater crimes rurais na região.

 

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Clube Camaquense de Xadrez divulga edital de convocação para Assembleia Geral Extraordinária

Confira na íntegra o edital oficial divulgado pelo Clube Camaquense de Xadrez

4 horas ago

Professor da UFPel preso por importunação sexual é afastado das atividades docentes

A universidade divulgou um canal de atendimento para que a comunidade possa fazer denúncias de…

4 horas ago

Produtores de arroz têm até sexta-feira (25) para antecipar venda à Conab

A negociação com a estatal, que podem ser realizadas por meio das Bolsas de Mercadorias

5 horas ago

CEEE Equatorial oferece tarifa social para famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no RS

A iniciativa visa proporcionar um desconto de até 65% na fatura de energia

5 horas ago

Últimos dias para se inscrever na Taça Camaquã de Futsal 2025

As inscrições devem ser realizadas presencialmente no Ginásio Municipal de Esportes

5 horas ago

Vélez Camaquã enfrenta a BGF pela Taça Farroupilha nesta quinta-feira (24)

Ao adquirir um ingresso antecipado, o torcedor leva outro gratuitamente

6 horas ago

This website uses cookies.