Categories: CidadesPolícia

Decrab de Camaquã conclui investigação sobre grupo criminoso que agia na cidade

A Polícia Civil através da Decrab Camaquã concluiu a “Operação Passo do Capitão Jango”, sendo investigados furtos abigeatos ocorridos na referida localidade. As investigações que iniciaram no mês de fevereiro de 2020, apontaram a existência de um grupo criminoso com base no Loteamento das Flores, praticando os crimes nas propriedades rurais próximas, entre elas o furto de uma vaca da raça Holandesa que foi subtraída da Escola Agrícola Chequer Buchaim. Segundo depoimento de um dos integrantes do grupo, tais crimes já vinham ocorrendo por mais de 2 anos.

A Decrab identificou os integrantes deste grupo, num total de 6 pessoas havendo um menor de idade entre eles, bem como a hierarquia existente, ficando comprovado que o furto abigeato servia como base para a finalidade maior que era o Tráfico de Entorpecentes. O líder deste grupo criminoso determinava a prática do abigeato, sendo que hora os animais eram abatidos e carneados nas propriedades rurais, hora eram levados vivos até o Loteamento das Flores onde eram carneados e os restos desovados em um local denominado pelos integrantes do grupo como o “Cemitério das Vacas”, a carne era vendida na Vila das Flores, pelo valor de R$ 10,00 o quilo e todo o lucro aferido ficava com o líder do grupo utilizando o dinheiro para adquirir substâncias entorpecentes, apontado como um dos principais traficantes no referido bairro, os demais integrantes por serem usuários de drogas, realizavam o serviço para receber sua parte em substâncias entorpecentes.

Publicidade

As investigações também apontaram que muitos dos animais furtados haviam sido medicados de acordo com que determina a Secretaria de Agricultura e foram abatidos antes da carência determinada nos medicamentos, colocando em risco a saúde de quem consumisse esta carne.

Foram concluídos 6 Inquéritos Policiais e 4 Procedimentos de Adolescente Infrator, pelos crimes de Furto Abigeato, Receptação Qualificada, Crimes contra as Relações de Consumo, Ordem Tributária e Econômica, Aliciamento de Menores, Tráfico de Entorpecentes, Associação Criminosa e Organização Criminosa, tendo a Decrab remetido o Inquérito Mãe (procedimento com cópia de todas as ocorrências) ao Poder Judiciário e representado pelo pedido de Prisão Preventiva e Internação do Adolescente Infrator, pedido este que foi acatado pelo Ministério Público, mas negado pelo Poder Judiciário.

A Decrab vai remeter todos os procedimentos à justiça, concluindo assim a “Operação Passo do Capitão Jango”

Redação de Jornalismo

Recent Posts

FBV 2025 deve impulsionar negócios e movimentar setor do varejo

Evento ocorre entre os dias 21 e 23 de maio no Centro de Eventos da…

9 horas ago

Confira a programação deste sábado (17) na ExpoCamaquã 2025

Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro

10 horas ago

Camaquã conta ônibus gratuito para a ExpoCamaquã 2025 no domingo (18)

Confira os horários e as rotas disponibilizadas para o evento

11 horas ago

Cerimônia de entrega do Prêmio Municipal de Inovação 2025 acontece na ExpoCamaquã 2025

Confira os agraciados na noite desta sexta-feira (16), na Arena Acic

11 horas ago

Rádio Acústica FM recebe Prêmio Municipal de Inovação 2025

A emissora foi vencedora na categoria Destaque Inovação com o Seminário Desafio Novos Gestores

12 horas ago

This website uses cookies.