Como forma de celebrar os 14 anos da Lei Maria da Penha – e de reafirmar a lutra contra a violência doméstica em todo o Estado -, o Governo do Rio Grande do Sul promoveu uma videoconferência para assinatura do decreto que deu vida ao Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra Mulher. O ato, que ocorreu recentemente, contou com a participação da Chefe de Polícia, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor – ela que também responde pela coordenação do Forum Permanente de Enfrentamento à Mulher, do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC).
O comitê será inserido no Programa RS Seguro e já surge com o “Projeto Agregador”, uma iniciativa que reúne o trabalho dos três Poderes, 16 instituições das esferas municipal e estadual e nove secretarias de Estado. A partir de um objetivo central, o de conscientizar à população sobre a gravidade da violência doméstica, o projeto já propôs 11 iniciativas para ampliar a luta contra esse tipo de crime. Entre as ações, chamam atenção iniciativas para “monitoramento do agressor”; “ações nas escolas”; “informar, prevenir e proteger” e “grupos reflexivos de gênero”.
Com ações como “monitoramento do agressor”, o Estado prevê uma maior segurança para mulheres vítimas a partir do acompanhamento efetivo do agressor e com avaliação das ocorrências de violência doméstica, por exemplo.
Já nas escolas, a ideia é trabalhar a conscientização para prevenção e a capacitação de professores para lidarem com o assunto, além de fortalecer a rede de apoio com divulgação de serviços e orientações às vítimas. Por fim, outras duas iniciativas vão trabalhar a conscientização da comunidade gaúcha como um todo e criar uma política pública que incentive a participação de agressores em grupos de conscientização – o intuito é atender homens encaminhados pela concessão de medidas protetivas às vítimas e por sentenças condenatórias em que haja substituição da pena privativa de liberdade.
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…
Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
This website uses cookies.