Destaque Duplo

Defesa Civil do RS projeta que a licitação do serviço de radares meteorológicos ocorra até o final do ano

O processo para contratação de um serviço de radares meteorológicos que têm mais capacidade de prever eventos climáticos extremos avançou na Defesa Civil do Rio Grande do Sul. A tramitação na casa está na fase de orçamentos, que é o valor estimado no ramo de mercado a ser adquirido ou contratado pelo poder público. 

Em entrevista à reportagem da Acústica FM,  O Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira afirma que o Estado vai optar pelo modelo de serviços prestados, em que uma empresa traz as informações do clima com base em dados colhidos pelos equipamentos. O Piratini trabalha para que o processo de licitação ocorra ainda este ano.

Publicidade

“Não vamos comprar radares mas contratar um serviço, porque assim como o telefone celular, a ferramenta entra em obsolescência muito rápido, fica ultrapassado. Nós ouvimos algumas experiências, conversando com a Defesa Civil do Rio de Janeiro, que usa há mais tempo radares, e eles falam dessa questão da manutenção e do próprio serviço prestado. Os  equipamentos que eles  compraram em 2019 já não prestam um serviço com tanta qualidade, há opções mais modernas no mercado”, relata o Subchefe da Casa Militar- Proteção e Defesa Civil.

O governador Eduardo Leite (PSDB) já havia indicado que o Estado planeja investir na análise meteorológica capaz de antecipar, com maior precisão, fenômenos climáticos extremos que atinjam o Rio Grande do Sul.  

Leite chegou a discutir com o jornalista da GloboNews André Trigueiro, alegando que os sistemas meteorológicos disponíveis não haviam alertado para o volume recorde de chuvas que impactaram o Vale do Taquari. A reclamação do governador, no entanto, foi rebatida no dia seguinte pela MetSul. 

A empresa de meteorologia afirmou que os modelos matemáticos anteciparam sim os volumes de chuva e a “gravidade do que avizinhava já era conhecida muitos dias antes”.  O governo planeja também fazer a contratação via licitação, ao mesmo tempo em que avalia parceria com sistemas de previsão meteorológica já existentes. Como exemplo, levantou a possibilidade de acordo com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

Airton Lemos

Sou repórter. Jornalista há 13 anos, formado pela Ulbra.

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

7 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

12 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

13 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

16 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

16 horas ago

This website uses cookies.