Categories: CidadesGeral

Defesa Civil realiza entrega de alimentos não perecíveis à SMTDS

A Defesa Civil de Camaquã efetuou a entrega de 720kg de alimentos não perecíveis à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social – SMTDS, para que a pasta encaminhe os alimentos aos necessitados. A ação aconteceu nesta quarta-feira (29), quando foram entregues alimentos como arroz, farinha, massa, bolacha, massa, leite em pó e suco de uva.

A doação veio na segunda-feira pelo Banco de Alimentos de Camaquã. A entrega ocorreu na presença do presidente da entidade Fabiano Carvalho acompanhado do seu vice Luiz Fernando Azambuja. Para Deoclécio Giongo, coordenador da Defesa Civil, a doação veio em boa hora. “É muito importante que todos os segmentos da sociedade se unam para ajudar quem precisa”, afirma Giongo.

Publicidade

 

Solidariedade no Prato

O Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade – e em quantidade suficiente – para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercializações, perfeitos para o consumo.

A iniciativa da ONG Banco de Alimentos representa a formação de um ciclo sustentável: ao passo que são arrecadados excedentes de produção e comercialização, diminui-se o acúmulo de lixo orgânico e o desperdício de alimentos próprios para consumo, que complementarão a alimentação de milhares de pessoas em situação de risco alimentar e social. Há também, desta forma, um favorecimento à inclusão social destes indivíduos por meio de melhoria da saúde e estímulo ao desenvolvimento psicomotor. Isso porque, além de visar uma alimentação balanceada por meio de realização de ações profiláticas e educativas voltadas às comunidades atendidas, beneficia somente instituições que possuam em seu programa ações de inclusão social.

Em Camaquã, o Banco de Alimentos é dirigido pelos Rotarys Clubs e realiza diversas ações como Sábado Comunitário quando, em um sábado por mês, voluntários ficam nas saídas dos supermercados recolhendo doações. Entretanto, o Banco não atende apenas o município, pois em caso de necessidade, atende toda a região.

Por mês, o Banco arrecada de 7 a 8 mil quilos de alimentos que são distribuídos para entidades cadastradas. “Entregamos para entidades, pois dessa forma podemos fiscalizar se o alimento chegou ao destinatário”, salienta o presidente da instituição, Fabiano de Carvalho. Além do acompanhamento do destino dos alimentos, o Banco ainda fiscaliza se as entidades acondicionam os alimentos em locais apropriados, a fim de garantir a qualidade e segurança dos produtos.Pessoas físicas ou jurídicas que desejam colaborar com o trabalho, devem entrar em contato com o presidente Fabiano de Carvalho pelo (51)8141-7777.

E ainda quem deseja ajudar, pode visitar o site http://www.cliquealimentos.com.br/. O funcionamento do site Clique Alimentos é simples: após acessá-lo, o internauta clica no prato com a inscrição “clique e doe”, escolhe uma “cidade” para destinar a sua doação, e pronto, a doação foi efetuada. Dessa forma, é doado 1 kg de alimento para o Banco de Alimentos escolhido. A doação é realizada porque uma empresa patrocina a doação, quem clica não gasta nada.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

1 hora ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

8 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

9 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

9 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

11 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

11 horas ago

This website uses cookies.