Defesa Civil recebe Cruz Vermelha para debater ações conjuntas

A coordenadoria estadual da Defesa Civil recebe nesta quarta-feira (27) às 9h, no Centro Operacional de Defesa Civil (Codec), localizado no Palácio Piratini, a diretoria da Cruz Vermelha Brasileira do Rio Grande do Sul (CVB-RS). A Defesa Civil do Estado é conhecida pelo trabalho de prevenção, que vem minimizando as consequências em situações adversas, e o objetivo do encontro é realizar uma reunião técnica de procedimentos da Cruz Vermelha em ações de apoio a Defesa Civil em situações de desastres. 

O chefe da Casa Militar, Coronel Oscar Luis Moiano, ressalta que a Cruz Vermelha sempre foi uma parceira do Estado na construção de projetos e capacitação de gestores. “É fundamental a reaproximação e afinação do trabalho entre Defesa Civil e Cruz Vermelha, já que o órgão tem uma expertise na gestão de abrigos em lugar de desastres. Nós queremos aproveitar esta experiência na administração de abrigos e na capacitação de pessoas para qualificar o trabalho que estamos desenvolvendo com os gestores do Estado”. 

Publicidade

Para o sub-chefe da Defesa Civil, Tenente Coronel Paulo Roberto Locatelli, o encontro servirá para que a Cruz Vermelha torne-se um facilitador da Defesa Civil no gerenciamento das atividades de abrigo. “Quem estuda a legislação e tem cursos sobre o gerenciamento de abrigos é a Cruz Vermelha. Durante o encontro vamos apresentar nossa estrutura e solicitar que agentes da Cruz Vermelha estejam presentes junto as regionais da DC, assim conseguimos atender as demandas de forma rápida e organizada”, diz Locatelli. 

Durante a reunião, a equipe da Cruz Vermelha será convidada a participar do Curso Operacional de Defesa Civil (CODC), destinado para agentes de Defesa Civil municipal, sendo uma das cadeiras didáticas de noções de abrigo. Participam da reunião, a coordenação estadual de Defesa Civil, o presidente da Cruz Vermelha no Rio Grande do Sul, Manoel Garcia Junior e membros da diretoria. 

Cruz Vermelha no RS 
A CVB-RS está presente no Estado há 63 anos e presta serviços permanentes de assistência comunitária, atenção psicossocial, qualificação sócio-profissional e segurança social. Por meio dos Departamentos de Educação e Saúde, Voluntariado e Socorro e Desastres desenvolve ações preventivas de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida de populações vulneráveis. 

Seminário de Sistema de Comando em Incidentes 
Na segunda-feira (11 de março), acontece na Escola de Especialização e formação de soldados da Brigada Militar, no município de Montenegro, o Seminário de Sistema de Comando em Incidentes para agentes de Defesa Civil de todos os municípios do Estado. O objetivo é apresentar de forma prática e didática o Sistema de Comando de Incidentes, uma ferramenta de praticidade e operacionalidade na gestão de eventos e crises.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Coloque 1 rodela de batata no espelho do banheiro e veja o que acontece

Imagine sair do banho quente e encontrar o espelho do banheiro completamente limpo, sem uma…

44 minutos ago

Flor-de-maio plantada em xaxim floresce mais que em vasos plásticos

A diferença entre um florido tímido e uma explosão de cores pode estar onde você…

47 minutos ago

Deputado Zé Nunes propõe mudanças no crédito rural em defesa da agricultura familiar

Iniciativa busca garantir condições justas e acessíveis para quem trabalha no campo e sustenta a…

2 horas ago

Esse truque com sal no ralo elimina mau cheiro antes que ele se espalhe

Se a sua cozinha ou banheiro parece limpo, mas de repente surge aquele mau cheiro…

12 horas ago

Por que colocar cascas de laranja no lixo muda o cheiro da cozinha inteira

Você já reparou como um simples gesto pode transformar o ambiente? Colocar cascas de laranja…

12 horas ago

Camaquã antecipa Operação Inverno com Saúde para frear avanço da gripe

Fabiano Ribeiro e Nathalia Costa detalham as ações da secretaria de saúde para o bem-estar…

17 horas ago