Defesa de advogado suspeito de processos fraudulentos contra instituições financeiras vai pedir liberdade provisória do cliente

A defesa do advogado Daniel Fernando Nardon vai pedir nos próximos dias a liberdade provisória de seu cliente que está preso em Porto Alegre.  Ele é o  principal investigado da Operação Malus Doctor e  estava  foragido desde o dia 08 de maio de 2025, data em que a operação foi deflagrada.

Nessa quinta-feira, foi detido  em Dourados, em Mato Grosso do Sul. Ele chegou ao Palácio da Polícia de Porto Alegre por volta da 0h40min desta sexta-feira (16).

Publicidade

A transferência de Nardon para o Rio Grande do Sul foi determinada pela juíza Mariana Francisco Ferreira, da 1ª Vara Regional de Garantias de Porto Alegre.

Ele é suspeito de envolvimento em processos judiciais fraudulentos contra instituições financeiras. Estima-se que o grupo teria movimentado R$ 50 milhões e lesado mais de 10 mil pessoas com o esquema.

“Nós estamos se inteirando porque é uma imensidão de processos que ele tem, tem resultados positivos em muitos, outros deve ter algum problema administrativo, mas não que caracterize uma fraude, ou seja, que ele tem o dolo de lesar as pessoas.

Ele sempre honrou com o compromisso, tanto que está há anos com isso. Não há procedimentos éticos na OAB, inquéritos policiais anteriormente foram instaurados que não levaram a qualquer ato de denúncia criminal na frente”, afirmou o advogado que defende Nardon, Ricardo Breier, em entrevista à reportagem da Acústica FM.

Durante a conversa com a reportagem Breier afirmou que o cliente dele se sente perseguido pelos bancos em razão dos processo movidos por Nardon contra instituições financeiras

 

“É mais algo que vem da tese do banco, quando ele faz a notícia crime. Isso nós vamos combater porque advogado que ingressa hoje num setor que segundo pesquisas sobre o superendividamento, 50 milhões de brasileiros devem a banco e os juros são altos e ninguém de alguma forma coloca essa questão, a advocacia que tem o direito de ação para fazer esse questionamento agora tá sendo criminalizada, pontuou Ricardo Breier.

Confira a íntegra da entrevista com advogado Ricardo Breier

Como foi o trajeto do suspeito

Policiais da 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre e do setor de inteligência apuraram que Nardon estava no litoral paulista no dia da operação, dia 8 de maio. Em seguida, deslocou-se para a cidade de Barra do Garças, no em Mato Grosso, onde tem vínculos familiares, segundo a investigação. 

Uma equipe da 2ª DP de Porto Alegre foi até o Mato Grosso e, com o apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município mato-grossense, apurou que o foragido foi para o Mato Grosso do Sul.

No Estado, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Nardon acabou preso.

Polícia Civil indiciou advogado

Ontem, a  Polícia Civil indiciou o advogado Daniel Nardon por falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso, após a conclusão do primeiro inquérito instaurado na Operação Malus Doctor.

Segundo as investigações conduzidas pela 2ª DP da Capital, Nardon moveu oito ações de revisão de contratos com bancos no nome de uma mesma pessoa em agosto do ano passado. 

O cliente, porém, havia falecido em junho do mesmo ano, dois meses antes.

Uma operação foi realizada há uma semana e investiga um grupo de advogados suspeito de fraudar procurações judiciais para contratar empréstimos em nome de clientes e lesar instituições financeiras com processos fraudulentos.

Durante a apuração policial, Nardon foi intimado pela Justiça e disse que não tinha conhecimento da morte do cliente na época da assinatura da procuração.

Em entrevista ao Jornal da Acústica, o delegado responsável pela investigação, Vinicius Nahan, afirmou que o advogado já havia sido indiciado por práticas semelhantes em 2023

“O advogado já havia sido indiciado pela nossa delegacia no ano de 2023 por uma por pelo uso de uma procuração falsificada. No caso, a vítima não reconhecia a sua assinatura, esse procedimento policial estava parado na justiça até então.

Com a divulgação nós recebemos essa semana do Ministério Público um pedido de diligências nesse inquérito anterior. Então vamos também diligenciar, atender a requisição do do MP, mas ele já tinha sido indiciado pela nossa delegacia pelo crime de estelionato e falsificação de documento particular em 2023, informou o delegado.

Na última quinta-feira (8), ele teve a sua licença de advogado suspensa de forma temporária pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul. Outros 44 inquéritos estão em andamento.

Como funcionava o esquema, segundo a polícia

A operação Malus Doctor mirou um grupo de advogados suspeitos de fraudar ações judiciais e lesar clientes por meio da contratação de empréstimos bancários.

Foram identificadas 55 vítimas, mas estima-se que cerca de 10 mil pessoas tenham sido lesadas. Os alvos eram, em sua maioria, servidores públicos e aposentados. A movimentação é calculada em R$ 50 milhões.

Segundo a investigação, procurações judiciais eram fraudadas pelos suspeitos, que contratavam empréstimos em nome de clientes, sem que as vítimas soubessem. O escritório de advocacia captava clientes prometendo questionar, na Justiça, o juro dos empréstimos.

No entanto, em vez de receber o valor de eventuais indenizações, os clientes recebiam o valor decorrente de um novo empréstimo, enquanto o escritório ficava com o dinheiro obtido no processo judicial.

Os suspeitos captavam clientes por meio de associações de defesa do consumidor, sendo uma delas coordenada pela irmã de Nardon.

 

Airton Lemos

Sou repórter. Jornalista há 13 anos, formado pela Ulbra.

Recent Posts

Camaquã conta ônibus gratuito para a ExpoCamaquã 2025 no domingo (18)

Confira os horários e as rotas disponibilizadas para o evento

44 minutos ago

Cerimônia de entrega do Prêmio Municipal de Inovação 2025 acontece na ExpoCamaquã 2025

Confira os agraciados na noite desta sexta-feira (16), na Arena Acic

1 hora ago

Rádio Acústica FM recebe Prêmio Municipal de Inovação 2025

A emissora foi vencedora na categoria Destaque Inovação com o Seminário Desafio Novos Gestores

1 hora ago

Prefeitura de Camaquã convoca professores do processo seletivo da educação de 2025

Os candidatos tem dois dias úteis para comparecer na Secretaria Municipal da Educação e Desporto

2 horas ago

Sindilojas Costa Doce promove Café com Bate-Papo sobre Reforma Tributária e o Varejo

Evento ocorrerá na próxima quarta-feira (21), no Salão de Eventos do Sindilojas Costa Doce

3 horas ago

3º Congresso Cerealista Brasileiro reforça protagonismo do setor e marca nova fase da ACEBRA

Encontro celebra os 20 anos de atuação da entidade e projeta os desafios e oportunidades…

3 horas ago

This website uses cookies.