Categories: Polícia

Delegacia de Camaquã inaugura Núcleo de Mediação de Conflitos

O Núcleo de Mediação de Conflitos da Delegacia de Polícia de Camaquã foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (1), em cerimônia realizada na Delegacia Regional de Polícia. O evento contou com a presença do Chefe de Polícia do Estado, delegado Emerson Wendt; dos delegados Vladimir Urach, Vivian Sander Duarte e Karoline Calegari; e da Dr. Fabiane Rios, do Ministério Público; além de autoridades municipais.

De acordo com a Polícia Civil, o processo visa transformar o nível de comunicação entra as partes, de uma forma polarizada para uma forma transversal, tolerante, inclusiva, racional e pacífica, para que as partes encontrem a melhor solução para elas. Os Núcleos operam em diversas delegacias do Estado. Camaquã recebe a 33ª unidade do programa.

Publicidade

Em entrevista exclusiva à Rádio Acústica, o Chefe de Polícia do Estado, delegado Emerson Wendt, relatou que o Núcleo de Mediação deve gerar uma grande economia aos cofres públicos: “O judiciário tem um custo por processo de R$ 1,5 mil e o Núcleo de Mediação tem custo médio de R$ 15 mil, ou seja, dez mediações são suficientes para suprir o investimento”, explicou Wendt.

O Chefe de Polícia ainda destacou a eficácia que o Programa Mediar RS tem tido nas delegacias nas quais já foi implantado. Segundo ele, o nível de reincidência das partes envolvidas não chega a 1%: “Conseguimos manter uma relação entre as partes, promovendo uma cultura de paz”, comemora o delegado.

A cerimônia também contou com o discurso dos delegados Vladimir Urach e Vivian Sander Duarte, das Delegacias Regional de Polícia e de Pronto Atendimento de Camaquã, respectivamente. Urach destacou conflitos “eternizados” que poderão ser resolvidos. Já Vivian mencionou a importância de estreitar o vínculo entre comunidade e polícia.

A unidade está situada junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã, na Rua Prof. Luiza Maraninchi, 469. As escrivãs responsáveis pelo programa serão Rosa Pagani Duarte, Josiane Dornelles Coitinho e Talita Marth Westphal. Confira na íntegra a entrevista de Emerson Wendt:

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 13 de maio – Abolição da escravidão no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

6 horas ago

RS apresenta queda de homicídios e aumento de feminicídios entre 2013 e 2023

Os dados foram apresentados nesta segunda no Atlas da Violência do Fórum da Segurança Pública

8 horas ago

Homem é preso com mais de 20 quilos de cocaína e crack em Bagé

Um carro e as drogas foram apreendidos e encaminhados para a polícia judiciária em Bagé

12 horas ago

CNH Social: Saiba como se inscrever para garantir a carteira de motorista gratuita em 2025

A iniciativa, promovida pelo DetranRS, busca ampliar o acesso à carteira de motorista e facilitar…

13 horas ago

CRAS Bom Sucesso realiza atividades de convivência e celebração do Dia das Mães

As ações foram voltadas para o bem-estar e a saúde dos participantes

13 horas ago

Tarifa Social: CEEE Equatorial oferece descontos e serviços em Sertão Santana

A iniciativa faz parte do programa E + Economia e tem como objetivo levar economia…

13 horas ago

This website uses cookies.