Foto: Rodrigo Vicente | Acústica FM
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou na quinta-feira (4) um novo óbito por dengue no Rio Grande do Sul, elevando o número total de mortes para 51 desde o início do ano.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A vítima foi uma idosa de 91 anos, residente em Novo Hamburgo, que já sofria de doenças pré-existentes. O óbito ocorreu em 27 de março, mas a causa só foi confirmada agora.
Em apenas três meses, 28 das 497 cidades gaúchas já registraram pelo menos uma morte por dengue. A maioria dos casos fatais ocorre em idosos (a partir de 60 anos) e pessoas com comorbidades, que são grupos de maior risco para a doença.
Mais de 44 mil casos de dengue já foram confirmados no estado em 2024, dos quais 37,4 mil são autóctones (contraídos dentro do estado). Outros 20 mil casos suspeitos estão sendo investigados. Os números demonstram um crescimento constante da doença, conforme os boletins da SES.
Em resposta à epidemia, o governo do estado decretou situação de emergência em saúde pública em 12 de março. A medida visa reforçar as ações de prevenção e controle da dengue, além de garantir o atendimento adequado aos pacientes.
A principal forma de prevenir a dengue é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. É fundamental manter calhas e caixas d’água limpas, remover água parada de vasos de plantas e pneus velhos, entre outras medidas. A população também deve buscar atendimento médico ao apresentar sintomas da doença, como febre alta, dores musculares e manchas vermelhas na pele.
O combate à dengue exige um esforço conjunto do governo e da população. É fundamental que cada cidadão faça a sua parte para eliminar os criadouros do mosquito e se proteger da doença. Ações simples podem salvar vidas.
Urologista Rafael Fraga detalhou os sintomas da doença que atinge homens e mulheres
Descubra como ajudar Lelê e sua mãe, Micheli, que enfrentam juntas o desafio do tratamento
Com aprovação em Assembleia, R$ 1,7 milhões serão destinados aos projetos dos municípios da área…
Interdição foi decretada na manhã desta quarta-feira (30); medida não afeta atendimento à população
Jader Filho participará de solenidade nesta quarta-feira (30), na Secretaria para Apoio à Reconstrução
Os atos fúnebres ocorrem na Igreja União da Boa Vista
This website uses cookies.