Categories: Educação

Deputadas sugerem Comissão que represente estudantes de pós-graduação

Os estudantes de 12 programas de pós-graduação da Unisinos foram surpreendidos, na semana passada, com a notícia do encerramento de seus cursos, a partir de decisão da própria universidade. Dentre os programas que serão fechados está o de Comunicação Social, o único da região Sul com nota 6 pela avaliação da Capes, considerado de excelência. A partir de solicitações dos pós-graduandos, a deputada estadual Luciana Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna, ambas do PSOL, reuniram-se com uma representante dos estudantes nesta segunda-feira (25).

A doutoranda em Comunicação Bianca Rosa relatou que o corpo discente foi pego de surpresa e que a notícia foi dada de uma hora para a outra, com a justificativa de um planejamento estratégico por parte da instituição. “Alguns PPGs começaram a informar que não teriam processo seletivo, e então a avisar os professores, foi feito de forma muito sorrateira. Isso seguiu uma lógica muito empresarial, disseram que estão com problema de grana e resolveram focar na graduação”, relatou.

Segundo ela, a Unisinos está bastante irredutível, embora os pós-graduandos sigam na luta pela reversão do quadro. O plano da universidade é manter os programas até 2025, quando terminam os doutorados dos últimos estudantes a entrarem, mas essa perspectiva prejudica as aulas e pesquisas. “Não tem como eles prometerem excelência e estrutura até o final da nossa tese, porque os professores já estão sabendo que vão ser demitidos. Isso é uma situação extremamente cruel e desumana. Para nós, é horrível fazer uma pesquisa sabendo que nossos professores já estão demitidos”, ponderou.

Ela destaca que a Capes inclusive emitiu uma nota sobre o aumento de investimentos na Pós-Graduação da Unisinos, além do aumento no número de bolsas em 2022. Dentre os alunos, muitos pagam pelos cursos, enquanto outros têm variadas formas de financiamento e bolsas de pesquisa. A comunidade acredita que a decisão pode ter sido política e que não haveria motivos para encerrar um curso tão conceituado.

Após ouvir o relato da doutoranda, a deputada Luciana Genro sugeriu que seja criada uma comissão que represente pós-graduandos de todos os cursos a serem encerrados, para solicitar uma reunião com a Reitoria. “Vocês fazem esse pedido, criam essa organização, e nós entramos em campo pedindo para sermos recebidas junto. A mobilização de vocês é muito importante para tentar frear esse processo”, orientou.

Fernanda Melchionna destacou que a situação dos professores também é preocupante e seria interessante eles procurarem o sindicato que representa a categoria, o Sinpro, assim como se somarem à luta contra os fechamentos. As deputadas estarão presentes no ato marcado pelos pós-graduandos nesta terça-feira (26) no campus de São Leopoldo da universidade. Os estudantes também estão se mobilizando para protestar na sede de Porto Alegre, na Nilo Peçanha.
Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 06 de maio – Revelação do primeiro iMac

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

6 horas ago

Governo Federal formaliza doação de terreno para novas moradias em Encantado (RS)

Terreno de 40 mil m² também será utilizado para UBS, escola de educação infantil e…

11 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de cheias no RS

Previsão de chuvas intensas coloca cidades em estado de atenção e alerta; veja as áreas…

11 horas ago

Homem que se passava por médico é preso em Passo Fundo

Em tentativa de golpe, o suspeito apresentou certificado falso do Cremers e deu prejuízo de…

12 horas ago

Nota de falecimento: Rudimar da Silva Sanguiné “Rudi” morre aos 50 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Camaquense

12 horas ago

This website uses cookies.