Categories: Geral

Deputado Marcus Vinícius aborda agronegócio e tecnologia durante painel em Camaquã

O deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP), presidente da Frente Parlamentar da Inovação, participou, nesta quinta-feira (18), do painel “Café com Inovação” durante a ExpoCamaquã. O parlamentar ressaltou a importância do tema para o futuro e destacou a necessidade de unir tecnologia ao campo. “Estamos saindo da quarta fase do agronegócio e embarcando na ‘Era 5.0 do agro’. O que o futuro requer é um ambiente de maior produtividade e sustentabilidade”, pontuou. 

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!   

Publicidade

O parlamentar trouxe dados e elementos que mostram o crescimento da população mundial em 25% nos próximos trinta anos e a necessidade de ampliar a produção de alimentos em 60% até 2050, quando o mundo alcançará 10 bilhões de habitantes e os países subdesenvolvidos terão significativa elevação na renda percapta. “Está fora de cogitação a expansão de lavouras e postagens em regiões de floresta e preservação. Temos de produzir mais nas áreas já ocupadas e fazer mais com menos recursos naturais. Para isso, a inovação é fundamental para termos competitividade no mercado mundial de alimentos”, opinou. 

De acordo com o deputado, uma das premissas do Agro 5.0 é informação e tecnologia. “Cada vez mais surgirão maquinários e implementos autônomos e conduzidos por controle remotos. O manejo de animais e plantas passará a contar com telemetria. A inteligência artificial deverá se tornar uma grande aliada”, disse. No entanto, como detalhou o progressista, o Brasil e o Rio Grande do Sul devem resolver dois grandes problemas que se arrastam no tempo: a educação e a conectividade.

Marcus Vinícius observa: “Apenas 21% dos produtores rurais possui ensino médio completo, e apenas 10% das propriedades possuem acesso à internet 4G”. No encontro, o deputado detalhou a finalidade da Frente Parlamentar da Inovação: “Somos 19 deputados interessados nesse debate e estamos percorrendo o interior gaúcho, promovendo discussões e ideias”. O grupo de trabalho, segundo o deputado, é composto por três pilares. “Simplificação e desburocratização do setor, redução da carga tributária e fomento são nossas prioridades”, explicou. 

ExpoCamaquã

A ExpoCamaquã 2023, com o tema “O campo nos conecta”, ocorre entre os dias 15 e 21 de maio no Parque Dorval Ribeiro, em Camaquã. O evento conta com palestras, concursos, encontros, mostras e seis shows musicais. É realizado pela Prefeitura Municipal de Camaquã, pelo Sindicato Rural de Camaquã/Arambaré (SRC), pela Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), pelo Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos de Camaquã (NCCCC) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaquã (STRC). A feira oferece exposição e julgamento de animais, palestras e painéis técnicos do setor primário, arena de inovação e a tradicional mostra da indústria e comércio, além da exposição de máquinas e equipamentos agrícolas.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Papa Francisco morre aos 88 anos

Anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta

10 minutos ago

Hoje na história – 21 de abril: Tiradentes é enforcado e esquartejado

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história

5 horas ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta terça-feira (22)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

23 horas ago

Caliandra: 3 segredos para uma floração intensa

Nem toda planta com flores vibrantes atrai tanta vida quanto a caliandra. Essa espécie, conhecida…

24 horas ago

Medidas protetivas poderão ser solicitadas online no RS após 6 mulheres terem sido mortas em 24h

De acordo com a Polícia Civil, a nova forma de solicitação vai facilitar o acesso…

2 dias ago

This website uses cookies.