Deputado Pimenta afirma que não haverá implantação de novos Pedágios no RS. Foto: Acústica FM
Em coletiva de imprensa realiza nesta terça-feira (28), o Ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou a implantação de 12 praças de pedágios e 15 leilões rodoviários no Rio Grande do Sul em 2025. Em entrevista concedida nesta sexta-feira (31), o deputado federal, Paulo Pimenta (PT), afirmou que não há nenhum anúncio de implantação de pedágio e sim um estudo de modelagem nas rodovias do país.
O deputado federal Paulo Pimenta (PT) contestou as afirmações do ministro, esclarecendo que, na verdade, não houve um anúncio formal sobre a implantação de novas praças de pedágio. Segundo Pimenta, o que se encontra em andamento é um estudo de modelagem das rodovias do país, que visa avaliar a viabilidade de futuras concessões:
“Ninguém anunciou novas práticas de pedágio. O que foi encomendado é um estudo para verificar quais rodovias precisam de investimentos e como isso pode ser feito”, afirmou o deputado.
O deputado destacou a insatisfação da população em relação ao atual modelo de pedágios, especialmente na região de Camaquã, onde o custo do pedágio é considerado um dos mais altos do Brasil. Ele enfatizou que o contrato da Ecosul, que atualmente opera na região, tem gerado dor de cabeça para os usuários, uma vez que muitos dos investimentos prometidos não foram cumpridos.
Pimenta também mencionou que o governo federal deve ouvir a comunidade antes de qualquer decisão sobre a implementação de novos pedágios:
“Vamos abrir um processo de diálogo com a região, ouvindo empresários, produtores rurais e usuários das rodovias. A decisão final dependerá do que esse estudo indicar e da opinião da comunidade”, explicou.
Ao final da entrevista, o deputado reforçou sua fala, afirmando que acredita ser fundamental repensar a modelagem das concessões, buscando soluções que não onere ainda mais a população. Ele ressaltou a necessidade de duplicação de rodovias importantes para a produção agrícola e logística do estado, como a BR-392, que liga a produção rural ao Porto do Rio Grande.
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