Foto: Valério Weege/ Acústica FM
Cultivado em mais de 320 mil hectares do território nacional, o tabaco gera renda para aproximadamente 615 mil pessoas no Brasil. A região Sul, responsável por 98% da produção, principal complexo agroindustrial de tabaco do Brasil com 619 municípios, demonstra preocupação com os impactos da 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10). O Estado do Rio Grande do Sul, em especial, que na safra 2021/2022 foi responsável por 44,2% da produção do Sul do país, alcançando 247.334 toneladas, terá um olhar atento a essas discussões do evento promovido pela Organização mundial da Saúde e que visa discutir o controle do tabaco em âmbito internacional.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Na Assembleia Legislativa gaúcha, há a proposição do deputado Marcus Vinícius Almeida (PP) para a instalação de uma subcomissão para acompanhar os trabalhos da convenção, que, neste ano ocorrerá no Panamá. De acordo com o parlamentar o propósito da iniciativa é a defesa da cadeia produtiva do tabaco, carro-chefe da economia de diversas regiões do Estado. Marcus Vinícius ressalta que é necessário promover o diálogo e a cooperação entre os setores envolvidos. “Aqueles que mantem distância da cadeia produtiva completa do tabaco, olham somente um ponto e não os impactos da produção, desde o setor primário. Isso afeta o número de pessoas empregadas, de empresas ligadas aos defensivos agrícolas e ao maquinário do campo. Afeta as famílias dos pequenos agricultores”, ressalta.
O deputado, que protocolou um ofício ao presidente da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia, Luciano Silveira (MDB), e solicitará espaço de fala antes da deliberação na próxima reunião do grupo técnico, esclarece que a defesa ao setor, acima de tudo, é uma defesa da liberdade. “Precisamos firmar e consolidar a liberdade de quem quer produzir e plantar. As políticas restritivas à plantação e à industrialização do tabaco podem ter impedido o comércio ilegal e o contrabando do produto. No entanto, o produtor, que precisa ter essa liberdade assegurada, não pode pagar esse preço”, reforça.
Subcomissão
Se aprovadas, as subcomissões têm o prazo, improrrogável, de 120 dias, contados da data da sua aprovação, extinguindo-se automaticamente. Ao final dos trabalhos deve ser apresentado ao presidente da Comissão vinculada um relatório de suas atividades.
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.