Categories: NotíciasPolítica

Deputado Zé Nunes propõe mudanças no crédito rural em defesa da agricultura familiar

Na manhã deste sábado (24), o deputado Zé Nunes concedeu uma entrevista à Rádio Acústica FM, na qual destacou a urgência de repensar as atuais políticas de crédito rural, com ênfase na proteção e fortalecimento da agricultura familiar. Em meio a debates acalorados e negociações ocorridas em Brasília, o parlamentar apresentou propostas que visam reequilibrar as condições de acesso aos programas de financiamento, especialmente o Proagro.

Segundo Zé Nunes, as recentes medidas adotadas pelo Banco Central – implementadas em dezembro do ano passado e janeiro deste ano – têm dificultado o acesso dos agricultores ao crédito rural. Ele explicou que, para conter o uso excessivo do Proagro, o sistema passou a impor restrições, como a limitação de acessos e ajustes na alíquota e na indenização dos produtores:

Publicidade

“Essas medidas, embora tenham sido necessárias para evitar abusos, têm penalizado muitos agricultores que utilizam o crédito de forma adequada e responsável”, afirmou o deputado.

Proposta para incentivar o bom uso do crédito

Durante seu encontro em Brasília, o parlamentar se reuniu com representantes de diversos ministérios – incluindo o do Desenvolvimento Agrário, Fazenda, Planejamento, e até mesmo o Banco Central – para construir uma proposta consensual que reúna as entidades do setor rural. O objetivo é retomar e facilitar o acesso aos financiamentos para os produtores que historicamente demonstram conduta financeira responsável, em um processo comparável a um seguro:

“Quem nunca aciona o seguro e mantém um bom histórico, paga menos”, explicou, fazendo uma analogia com o funcionamento das apólices de seguros para veículos.

Entre as mudanças sugeridas, estão o aprimoramento dos critérios para concessão dos créditos e a valorização do perfil do agricultor que faz uso moderado dos programas, o que propiciaria não só maior acesso para quem realmente precisa, mas também um controle mais rígido para evitar a má utilização dos recursos.

O deputado também aproveitou o espaço para alertar os produtores quanto à circulação de informações equivocadas, especialmente sobre a controversa proposta de securitização do crédito rural. Ele destacou que, apesar de alguns discursos no Senado, o modelo atual não terá viabilidade nacional e não pode ser adotado de maneira simplista para resolver os desafios do setor. Para Zé Nunes, é fundamental que os agricultores fiquem atentos e formalizem, com apoio técnico, qualquer renegociação ou prorrogação dos financiamentos.

Confira a entrevista com o Deputado Zé Nunes

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Coloque 1 rodela de batata no espelho do banheiro e veja o que acontece

Imagine sair do banho quente e encontrar o espelho do banheiro completamente limpo, sem uma…

24 minutos ago

Flor-de-maio plantada em xaxim floresce mais que em vasos plásticos

A diferença entre um florido tímido e uma explosão de cores pode estar onde você…

27 minutos ago

Esse truque com sal no ralo elimina mau cheiro antes que ele se espalhe

Se a sua cozinha ou banheiro parece limpo, mas de repente surge aquele mau cheiro…

12 horas ago

Por que colocar cascas de laranja no lixo muda o cheiro da cozinha inteira

Você já reparou como um simples gesto pode transformar o ambiente? Colocar cascas de laranja…

12 horas ago

Camaquã antecipa Operação Inverno com Saúde para frear avanço da gripe

Fabiano Ribeiro e Nathalia Costa detalham as ações da secretaria de saúde para o bem-estar…

16 horas ago

Maio Amarelo: Camaquã promove evento sobre conscientização no trânsito

Ação ocorreu nesta sexta-feira (23), no Cine Teatro Coliseu e contou com alunos de rede…

17 horas ago

This website uses cookies.