Impacto do aumento do ICMS nos alimentos no RS. Foto: Mauro Mello | ALRS
Uma audiência pública para tratar sobre a implementação da classificação de tabaco nas propriedades rurais será realizada nesta quarta-feira (01), na Assembleia Legislativa. O encontro é realizado pelos deputados Elton Weber (PSB), Zé Nunes (PT) e Cláudio Branchieri (Podemos), ocorrerá às 11h, no 3º andar do Plenarinho.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!
A legislação foi aprovada em janeiro deste ano e, na prática, será a primeira safra completa desde a sua entrada em vigor. Pelas regras, não há mais classificação de tabaco na esteira das indústrias, garantindo o estabelecimento do preço ao produtor de forma mais transparente.
Entidades representativas dos produtores e Parlamento querem a certeza de que o modelo de compra e venda da nova safra, que será aberta oficialmente em 1º de dezembro, em Rio Pardo, estará em conformidade com a legislação em vigor. Com 256,94 mil toneladas na safra 2022/2023, os gaúchos produzem 42,2% do tabaco no país, segundo dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
Além de entidades representativas de produtores e indústrias foram convidados os secretários da Casa Civil, Arthur Lemos; da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. Giovani Feltes; e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.
Em entrevista ao programa Primeira Hora na manhã desta terça-feira (31), o deputado estadual Zé Nunes (PT), falou sobre a discussão da Lei 15.958/23 que determina a classificação do produto na propriedade do fumicultor.
Segundo o deputado, os processos de produção do tabaco evoluíram ao longo dos anos, com automação na secagem da folha, por exemplo, através das estufas elétricas. No entanto, a classificação do fumo continua da mesma forma, sem nenhuma melhoria ou alteração.
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
This website uses cookies.