Categories: Geral

Deputados aprovam PEC que retira da Brigada Militar a guarda externa de presídios no RS

Foi aprovada em segundo turno nesta terça-feira (11) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 255, que retira das atribuições da Brigada Militar a exclusividade da segurança externa dos presídios no Rio Grande do Sul. A PEC faz parte do pacote de medidas enviado pelo governador José Ivo Sartori à Assembleia Legislativa no ano passado.

Ao todo, 53 deputados manifestaram seus votos, sendo 37 favoráveis ao texto e 16 contrários. Número praticamente igual à votação do dia 13 de junho, quando a proposta foi aprovada em primeiro turno com 35 votos favoráveis e 16 contrários.

Publicidade

Deputados da oposição questionam o governo sobre quem assumirá a guarda externa dos presídios. No texto do projeto, não fica definido quem fará este serviço. Apenas é indicado que outras categorias, como a dos soldados temporários, poderiam realizar essa ação.

Segundo o Piratini, a Brigada Militar possui, atualmente, uma quantidade expressiva de profissionais na guarda externa do sistema prisional. Com a medida, mais de 500 PMs seriam liberados para o policiamento nas ruas.

“Isso vai nos permitir liberar uma parcela significativa de brigadianos para o policiamento ostensivo nas ruas, sobretudo nas grandes cidades”, comentou o secretário de Segurança Pública do estado, Cézar Schirmer.

As demais PECs que compõem o pacote do Executivo estadual serão votadas somente após o recesso parlamentar, que ocorre de 14 a 31 de julho. A decisão foi tomada na reunião de líderes, realizada na manhã desta terça-feira (11).

O anúncio da pauta foi feito pelo presidente da Casa, deputado Edegar Pretto (PT), juntamente com o líder do governo, deputado Gabriel Souza (PMDB).

Outras três votações já foram realizada nesta terça. Na primeira delas foi aprovado por 37 a 15 o projeto de lei que institui a taxa única de serviços judiciais no estado. Em seguida, a indicação do ex-secretário de Assuntos Especiais de Porto Alegre Edemar Tutikian para o Badesul foi aprovada por 48 votos a três. Por último, foi aprovado por 53 votos a um o projeto que que cria o Programa de Recuperação de Créditos na Secretaria da Agricultura, oriundo da aplicação de multas.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

56 minutos ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

9 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

15 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

16 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

18 horas ago

This website uses cookies.